segunda-feira, fevereiro 21, 2022

BOLO DE AMÊNDOA E LIMÃO








Chegaram a minha casa limões, laranjas, tanjerinas biológicos (se é que eu acredito). Mas estas vieram da quinta da minha amiga C, pelo menos não levam quimicos do (homem) só mesmo os da poluição. Fiz👉 Lemon Curd, fiz Marmelada de laranja, que brevemente irá aparecer por aqui. Agora vamos ver como fiz esta delícia de bolo. Vamos à receita.



Ingredientes: 
-100 g de manteiga sem sal amolecida 
-100 g de açúcar fino 
-5 ovos biológicos grandes (os meus foram biológicos do super) 
-80 g de amêndoas moídas  
-raspa de sumo de 2 limões (aqui, usei mesmo biológicos) 
-100 g de farinha  peneirada 
-1 c. de chá de fermento em pó

Para o xarope de limão: 
-50 g de açúcar fino 
-90 ml de sumo de limão 

Para a cobertura de limão: 
-180 g de açúcar em pó 
-raspa e sumo de 1 limão 



Pré- aqueci o forno a 180ºC. Untei e forrei o fundo da forma com papel  vegetal. Usei a batedeira elétrica, bati a manteiga com o açúcar fino até obter uma massa leve e cremosa. Juntei os ovos um a um, batendo-os bem. Envolvi as amêndoas moídas, a raspa e o sumo de limão e a farinha peneirada com o fermento. Deitei a massa na forma e levei ao forno já pré-aquecido durante 30 minutos. Já sabe o tete do palito. Retirei o bolo do forno e deixei arrefecer numa grelha. Fiz o xarope de limão: aquecendo o açúcar e o sumo de limão num tacho até o açúcar se dissolver. Enquanto o bolo ainda está quente, fiz muitos buracos pequenos no topo do bolo com um garfo e deitei o xarope por cima do bolo. Para a cobertura: peneirei o açúcar em pó numa tigela e acrescentei a raspa e sumo do limão, mexendo até ficar macio. Quando o bolo está frio coloquei no prato de servir e deitei a cobertura por cima dele. 


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"A gente pode morar numa casa mais ou menos, numa rua mais ou menos, numa cidade mais ou menos, e até ter um governo mais ou menos. A gente pode dormir numa cama mais ou menos, comer um feijão mais ou menos, ter um transporte mais ou menos, e até ser obrigado a acreditar mais ou menos no futuro. A gente pode olhar em volta e sentir que tudo está mais ou menos... 

 Tudo bem! 

 O que a gente não pode mesmo, nunca, de jeito nenhum... é amar mais ou menos, sonhar mais ou menos, ser amigo mais ou menos, namorar mais ou menos, ter fé mais ou menos, e acreditar mais ou menos. Senão a gente corre o risco de se tornar uma pessoa mais ou menos." 

 (Chico Xavier)