sexta-feira, fevereiro 04, 2022

RISSÓIS DE LEITÃO

 



No dia dos meus anos, não estava com apetites de cozinha.😎 Claro, sou MULHER, e apesar de adorar cozinhar, há dias que não estou para aí virada, o caso deste dia. Resolvi o problema, telefonei ao👉 Sr. Rui (Restaurante Rui do Leitão) e encomendei leitão para mais tarde ir buscar. Foi só colocar a mesa, fazer uma salada, cortar umas laranjas, e ops. Sim, eu sou daquelas pessoas que não como dentro de restaurantes ainda, e não sei quando vou voltar. Não vou falar sobre o que o País e Mundo está a passar, mas cada um faz o que prefere, eu não como dentro de cafés ou restaurantes sem máscara. Se estou certa, nem estou aí para analizar, e não dou abertura a ninguém, que venham com as suas teorias. Continuo a respeitar-me, a respeitar quem eu AMO e os outros. Por isso no dia dos meus anos, o dito do leitãozito, foi degustado no conforto do meu lar junto de quem amo.  Mas claro, eu sou uma MULHER muito avantajada (não de peso) mas de olhos, tenho sempre medo que falte, então prefiro comprar a mais e que sobre, do que ficarem a olhar para as travessas e que falte. Claro, que sobrou bastante, resolvi logo o problema, de arranjar o leitão, congelar e desta vez congelei o resto do molho que acompanha o dito bichinho. Vamos ver como fiz, que ficaram simplesmente divinos. Ainda sobrou leitão para fazer outra receita😁

Ingredientes massa: 
-1 chávena de água 
-1 1/2 de farinha  
-1 c. de sopa de manteiga 
-1 casca de limão 

 Num tacho coloquei a água, casca do limão e a manteiga, quando levantou fervura retirei a casca e deitei a farinha de uma vez só. Mexi energicamente até se soltar das paredes e fundo do tacho, deixei mais um pouco. Depois passei a massa para a bancada da cozinha (não precisa de farinha) e coloquei as mãos na massa até a sentir sedosa. Quem não aguenta a temperatura da massa quente deixa descansar um pouco (arrefecer) e depois amassa, não altera em nada a textura da massa, não tenham problemas. Depois é esticar a massa fina (eu gosto bem fina) cortar rodelas colocar o recheio fechar, fazer até a massa e recheio terminar. Passar por ovo batido e pão ralado. Deixo sempre descansar um pouco no frigorífico (1 hora) antes de fritar (se são para consumir no dia) senão congelo. 


 Recheio :molho bechamel 
-1 cebola pequena picada 
-1 c. de sopa cheia de manteiga 
-2 c. de sopa cheias de farinha 
-leite q.b. 
-molho do leitão
-restos de leitão cortado miudinho

Num tacho coloquei a cebola e manteiga, em lume brando até a cebola murchar e mexo bem, junto a farinha e volto a envolver, vou adicionando o leite  pouco a pouco até obter a textura do béchamel firme, nessa altura adicionei o molho do leitão, e envolvi muito bem. Juntei o leitão cortado miúdinho e envolvi e deixei harmonizar os sabores.  Reservei até arrefecer. Depois foi rechear os rissóis.

Nota: Não utilizei sal, nem mais nenhum tempero, pois o molho do leitão já tem sabor suficiente, pelo menos para mim. Mas, provem e façam ao vosso gosto.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença."

 (Clarice Lispector)