segunda-feira, março 07, 2022

ARROZ DE PATO

 


Arroz de pato já tenho aqui no blog, mas resolvi fazer de maneira diferente. Uma receita que saltou 👉daqui. Vamos ver como fiz. Já sabem? Produções, empratamentos não estou com apetites.😕Primeiro, uma pandemia, ainda não saimos dela, levamos com uma Guerra, DEUS nos proteja.🙏 O Mundo está virado do avesso, ando com o coração apertado. Mas como sou uma Mulher positiva acredito, que tudo passa, não sei é como ficará o Mundo. Sim, a Guerra não é em Portugal, mas todos vamos pagar, aliás já começamos.😔


Ingredientes:

-1 pato

-1 chouriço de carne picante

-2 cenouras

-2 cebolas médias

-1 folha de louro

-azeite

-sal marinho

-arroz basmatti q.b.

Limpei o pato dos excessos de peles, e interior, cortei em quartos coloquei o mesmo na panela junto com o chouriço,1 cebola descascada e cortada em cubos, as cenouras descascadas e cortadas às rodelas, a folha de louro e temperei com sal. Cobri com água e levei ao lume a cozer o pato. Quando o pato estava cozido, retirei o mesmo que coloquei numa tigela junto com o chouriço até arrefecer. Quando frio, cortei um quato do chouriço às rodelas e reservei. O restante desfiz e juntei com o pato, que já tinha desfiado e limpo de peles, ossos e cartilhagem, reservei. Com a água que cozi o pato passei por um passador, para retirar algum ossito que andasse por lá, e a folha de louro, voltei a colocar a cebola, e cenoura que ficou no escorredor, e com a ajuda da varinha passei até desfazer a cebola e cenoura. Reservei. Num tacho coloquei a segunda cebola picada e cobri com azeite, deixei em lume brando até a mesma ficar translúcida, nessa altura adicionei o caldo que tinha reservado, e envolvi, quando levantou fervura adicionei o arroz e envolvi, rectifiquei o sal e deixei cozinhar o arroz até ficar al dente. Nessa altura, desligo o lume e tapo o tacho, reservo meia hora antes de montar o tabuleiro. No tabuleiro coloco uma camada de arroz, de seguida coloco o pato misturado com o choriço desfeito, e volto a cobrir com o restante arroz. Aliso, e coloco por cima as rodelas de chouriço cozido que tinha reservado. Levei o tabuleiro ao forno pré.aquecido a 180ºC, até alourar a superfície, servir de seguida.

Nota: ao molho de cozer o pato tive que acrescentar mais um pouco de água, eu faço duas medidas de água/molho, para uma de arroz, daí ter rectificado o sal.


Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Vou-lhe dizer um grande segredo, meu caro. Não espere o juízo final. Ele realiza-se todos os dias."

(Albert Camus)