terça-feira, abril 26, 2022

BOLO DE CHOCOLATE DA ESTREMADURA [ANIVERSÁRIO DO FILHO]

 



Quem me segue, sabe que o mês de Abril, é o mês que mais AMO, é o mês do nascimento dos meus filhos. Ele nasceu, no dia 22 de Abril, o segundo dia mais feliz da minha vida, e ao fim de 38 anos continuo, é um filho, que só podia ser meu😍é um tesouro.❤ Meu filho, este ano fiz diferente, não publiquei, nem Facebook, nem Instagram nenhuma foto tua de criança, (sim, de adulto, não tenho autorização e que respeito muito), e dizer o quanto te AMO, mas nem preciso, pois tu sabes. Só continuo a agradecer, por seres o filho, que és e continuas, Gratidão meu filho, por me escolheres e deixar ser tua mãe.🙏

Agora, vamos ao bolo que escolhi, para o aniversário do filho, não queria um bolo grande, não queria um bolo muito elaborado, resolvi pesquisar nos meus livros, cheguei ao livro Cozinha Regional Portuguesa de Maria Odette Cortes Valente, escolhi um bolo de amêndoa com chocolate, gostei da combinação, apesar de fazer as minhas alterações, ouvi da boca do filho:brutal😍 Para mim é que é válido. Vamos à receita, já sabem, produções, peço desculpas, de não haver fotos do interior, ando na mó de baixo, estou numa de aproveitar o momento, e o blog não está nesse patamar. Já saiu. Já não estou preocupada, nas fotos, ou postagens, os filhos já têm no blog, o caderno de receitas, que era o meu propósito. Se acreditam, que ficou bom, óptimo, se não acreditam, óptimo também.😎


Ingredientes:

-7 claras

-260 g de açúcar (utilizei 160 g de açúcar amarelo)

-260 g de miolo de amêndoa (moí na altura com pele)

Bati as claras em castelo bem firme. Misturei o açúcar sem deixar de bater. Adicionei a amêndoa moída na altura, e com a espátula fui envolvendo bem. Deitei o preparado numa forma redonda untada, forrada o fundo com papel vegetal e de novo untado, por fim polvilhei com pão ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer. No meu forno levou 20 minutos, o bolo cresce, mas abate. Fica um bolo húmido. Depois faz-se o creme para rechear o bolo, eu recheei e cobri, pois sobrou, e depois polvilhei com amêndoa granulada levemente torrada no forno. A receita não pedia, mas como eu é que sei😇

Creme de chocolate:

-7 gemas

-180 g de manteiga

-175 g de açúcar (não utilizei)

-100 g de chocolate negro em barra (utilizei 200 g de chocolate negro 70%)

-2 c. de sopa de café forte (utilizei uma bica)

Leva-se a manteiga e o chocolate a derreter em banho-maria. Eu derreti o chocolate em banho-maria só com 1 . de sopa de manteiga, junta-se o açúcar (não utilizei), e o café batendo sempre, e as gemas previamente batidas. Envolve-se bem e recheia-se o bolo.

Nota: Como escrevi acima, cortei no açúcar do bolo, e eliminei em absoluto o açúcar do creme. Fiz o creme diferente, bati a manteiga até obter uma mistura fofa, adicionei o chocolate derretido em banho maria, juntei a bica e continuei sempre a bater até ter uma mistura fofa, juntei as gemas batidas até estarem esbranquiçadas e fofas, e envolvi bem. Como escrevi atrás a receita pedia só o recheio do bolo, eu recheei e cobri. Mas façam como preferirem aí na vossa casa, cada um sabe de si, e DEUS sabe de todos.🙏 Sobre, a amêndoa moída, eu sei que já vendem farinha de amêndoa com pele e sem há anos😎 mas a Isabel é a eterna chatinha, o sabor? Ai meu DEUS não tem nada a ver com a mesma moída na altura e com pele, como eu sempre utilizo, mesmo que a receita peça sem.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Não me decepcione, nem sempre consigo perdoar. Não espere me perder para sentir minha falta."

 (Clarice Lispector)