sexta-feira, abril 29, 2022

BOLO DE AMÊNDOA COM CHOCOLATE [ANIVERSÁRIO DA FILHA]

 



Como escrevi 👉aqui, quem me conhece ou segue sabe que o mês de Abril, desde o dia 28 de 1979, foi o mês mais bonito, feliz e importante da minha vida. Fui Mãe, o nascimento da minha filha, foi o primeiro dia mais feliz da minha vida, na altura tinha 20 anos. Tenho uma Princesa, que continua, fui abençoada, com os meus filhos.🙏 Gratidão filha, pela filha que tens sido ao longo destes 43 anos. Posso dizer: Sou milionária com os filhos que tenho.❤❤ Minha filha Amo-te.

Agora vamos à receita do bolo que fiz, a receita do bolo retirei do meu Tesouro Cozinha Regional Portuguesa de Maria Odette Cortes Valente. Recheio e cobertura já foi à vontade da filha. Recheio com brigadeiro, e cobertura de ganache. O bolo estava brutal.😍 Fotos do interior, já sabem, ando na mó de baixo sem apetites de produções, quero aproveitar o momento e só. Mas quem me segue sabe, que eu quando digo que estava brutal, é porque estava.

Ingredientes bolo:

-300 g de açúcar (utilizei 150 g de açúcar amarelo)

-65 g de farinha (não utilizei)

-30 g de chocolate em pó

-250 g de miolo de amêndoa

-7 gemas de ovos

-5 claras de ovos

Batem-se as gemas com o açúcar até engrossarem. Junta-se a amêndoa pelada e passada pela máquina (passei com pele) e o chocolate, adicionam-se as claras em castelo e por fim a farinha (não utilizei farinha). Envolvi bem e deitei na forma untada e polvilhada com cacau. Levei  a forma ao forno pré-aquecido a 180ºC, até espetar o palito e sair seco.

Recheio de brigadeiro:

-1 lata de leite condensado 
-1 c. de sopa de manteiga 
-4 c. de sopa de chocolate em pó 

 Num tacho misturei muito bem o leite condensado com o chocolate em pó. Juntei a manteiga e levei ao lume sempre a mexer em lume brando, até a mistura começar a ferver e soltar-se das paredes do tacho. Reservar.


Cobertura:

-400 g de chocolate negro
-400 ml de natas

Aqueci as natas em banho-maria, quando estavam quentes adicionei o chocolate partido em bocados e envolvi até derreter e ficar uma mistura homogéneo. Levei a mistura ao frigorífico durante 2 horas até firmar.

Montagem do bolo:

 Forrei a forma com película aderente. Abri o bolo ao meio e coloquei uma metade do bolo, cobri com o recheio de brigadeiro, coloquei a outra parte do bolo e levei ao frigorífico para firmar. Ao fim de 3 horas retirei o bolo da forma com a ajuda da película, e coloquei o bolo no prato de servir. Coloquei a cobertura dentro de um saco pasteleiro com um bico canelado. Fui cobrindo o bolo com "beijinhos" até não se ver bolo (massa). Levei ao frigorífico até à hora de servir.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida."

 (Cora Coralina)