segunda-feira, maio 02, 2022

FRANGO ASSADO NO FORNO DENTRO DO TACHO

 


Comprei um frango do campo (quêm me segue sabe perfeitamente o que eu penso destes frangos que vivem em hoteis de 3 estrelas). Não falo mais sobre o assunto. Vamos à receita que improvisei e em vez de utilizar um tabuleiro, resolvi utilizar um tacho de ferro. Só porque tinha limpo o forno na véspera😎e claro, se não sou eu a poupar-me, quêm é que me poupa...😂

Ingredientes:

-1 frango do campo (este era grande passava dos 2 kg)

-4 c. de sopa de manteiga

-1 c. de sobremesa de curcuma

-1 c. de chá cheia de colorau fumado

-1 c. de sopa de alho em pó

-1  molho de coêntros 

-sal marinho q.b.

-pimenta preta moída na altura q.b.

-100 ml de vinho branco

Numa tigela coloquei a manteiga, curcuma, colorau, alho em pó, os coêntros picados, sal marinho e a pimenta preta, envolvi tudo muito bem na manteiga. Com essa pasta besuntei o frango (depois de devidamente limpo) por dentro e por fora. e coloquei o bichinho dentro do tacho, reguei com o vinho e deixei nessa marinada umas 5 horas. Ao fim desse tempo coloquei  o tacho com o bichinho com a tampa. Levei a forno pré-aquecido a 180ºC, ao fim de 35 minutos retirei o tacho do forno e espetei com um espeto, não saiu liquído rosa, reguei o frango com o molho e levei de novo ao forno durante 15 minutos sem a tampa, só mesmo para alourar o bichano. No meu forno foi mais que suficiente, mas cada um sabe do seu forno. Servi acompanhado com puré de batata e esparregado, empratamento? Peço desculpas, mas como já muito escrevi por aqui, apetites de tal é nenhum.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas."

 (Friedrich Nietzsche)