sexta-feira, maio 27, 2022

QUEQUES DE CHOCOLATE DECADENTES

 




Uns queques deliciosos de chocolate, o que nunca é demais.😍 A receita saltou deste 👉livro brutal. Só não fiz a cobertura que a receita pede, um ganache de chocolate, mas vou deixar na discrição da receita para quem quiser fazer. Vamos à receita.


Ingredientes:

-6 c. de sopa de óleo de girassol ou 85 g de manteiga derretida e arrefecida

-225 g de farinha 

-55 g de cacau

-1 c. de sopa de fermento em pó

-115 g de açúcar amarelo claro

-2 ovos

-1 pitada de sal

-250 ml de natas

-85 g de chocolate negro partido em pedaços (utilizei mais 50 g de chocolate branco partido em pedaços)

Molho:

-200 g de chocolate negro

-25 g de manteiga

-50 ml de natas

Coloquei as formas de papel num tabuleiro de queques. Peneirei a farinha, cacau,, fermento e sal para uma tigela grande e adicionei o açúcar. Bati os ovos numa tigela grande, depois adicionei o óleo e as natas sem deixar de bater. Na tigela dos secos fiz um sulco no meio e deitei os liquidos batidos. Misturei para ligar sem bater. Adicionei os chocolates e envolvi delicadamente. Com a ajuda de uma colher de sorvete fui colocando massa dentro das formas, levei o tabuleiro a forno pré-aquecido a 200ºC, durante 20 minutos ou até crescerem e ficarem firme ao toque. No meu forno ao fim de 15 minutos estava excelente. Se fizer o molho depois de arrefecidos pode colocar por cima e servir.

P.S. Utilizei óleo de girassol, pois ainda tenho cá em casa, não, não fiz stock, não sou dessas pessoas. Mas acho o preço do óleo obsceno seja de girassol ou outros, aliás de semana para semana desde Janeiro vejo as coisas a aumentar a uma velocidade vertiginosa, mas a desculpa agora é da guerra, primeiro era/é a Pandemia, agora é a Guerra da Rússia/Ucrania, há que haver desculpas para tudo. Em baixo vou colocar uma foto tirada no Alentejo, eu com 21 anos e a filha com 14 meses, dentro de um campo de Girassóis, numa das nossas idas de férias para o Algarve, ainda no tempo que não havia auto-estrada, era só campos de girassol, tanto do lado esquerdo como direito. Não precisavamos de importar nada, plantavamos cá tudo. Enfim. Mas, destruiram os nossos campos, para começarem a importar, o que tão bem nós sabiamos fazer. Para depois quem tinha uma terrinha pedir ajuda à comunidade Europeia para plantar kivis, tomates e outros afins, e com esse dinheiro que receberam (fundo perdido) compravam jipes, casas de férias, barcos etc... Foi o tempo das vacas gordas do novo riquismo bimbo.😎


Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Se o momento é de crise, não te perturbes, segue... Serve e ora, esperando que suceda o melhor. Queixas, gritos e mágoas são golpes em ti mesmo. Silencia e abençoa, a verdade tem voz." 

 (Chico Xavier)