Uns bolinhos já com meses em rascunho.😇 Estes bolinhos o meu filho adora, aliás começou a gostar, quando nos mudamos para aqui. Tinha um colega no Liceu que era da zona da Viseu, e que lhe deu a conhecer esta iguaria. O mais engraçado disto tudo, é que eu que faço tudo pelos filhos, e nunca sequer fiz os bolos, com tantas receitas que eu tenho nos meus livros. Mas como eu sempre disse e digo: "mais vale tarde do que nunca". Resolvi a questão e fiz. A receita saltou da minha 👉Bíblia da Pantagruel. Vamos ver, deu 35 bolinhos. Para a próxima faço metade da receita.
Ingredientes:
-300 g de farinha
-250 g de açúcar (utilizei 180g)
-6 ovos
-1 c. de café de fermento em pó
-glacê nº3008*
Batem-se os ovos com o açúcar até engrossarem. Juntei a farinha peneirada com o fermento, aos poucos, batendo continuamente. Quando a massa fizer bolhas, deita-se no saco de pasteleiro com bico redondo, grande e liso e espremem-se montinhos para tabuleiros untados com manteiga, afastados porque crescem bastante. Levar ao tabuleiros ao forno pré-aquecido a 180ºC, até alourarem. Depois de frios, barram-se dum lado e outro com glace, aplicando-a na parte superior com movimentos circulares, para lhe dar o clássico movimento.
Nota: eu não utilizei o saco de pasteleiro, utilizei uma colher de sobremesa, e forrei os tabuleiros com papel vegetal. Numa próxima vez, vou utilizar o saco, para os bolinhos ficarem mais ou menos todos com o mesmo diâmetro. O glacê não estive com o cuidado de fazer o tal circulo, para uma próxima vez faço como manda a lei.😎 o principal estava lá: sabor e o filho adorou, e era esse o propósito.😍
Glacê nº 3008*
-300 g de açúcar em pó «Icing sugar»
-2 claras de ovo
-1 c. de ché de sumo de limão
Batem-se as claras em castelo e juntam-se.lhes o limão e açúcar até obter uma papa consistente batendo bem.
Estou no Instagram e Facebook aqui
"Chique mesmo é olhar nos olhos do seu interlocutor.