terça-feira, setembro 20, 2022

BOLO DE CHOCOLATE [PARA AMANTES DE CHOCOLATE] 😎





Já estamos a meio de Setembro, e eu sem vontade, de blog e afins.😎 Como sou uma mulher, que se algo, já não me dá prazer, coloco logo no seu devido sitio: canto! Fretes não é comigo, a idade assim me ensinou. Continuo a cozinhar, mas acreditem, até esqueço das produções fotograficas, o blog, já está no seu devido patamar: caderno virtual para os filhos, não estou a dizer que vou abandonar o blog, mas também só posso pedir desculpas aos meus seguidores, por deixar vos sem receitas e notícias tão assiduamente como era o meu hábito. Mas, também "encher chouriços" (mais do mesmo), penso que aborrece, quem está desse lado, eu falo por mim, claro! Tenho algumas receitas, em rascunho há meses, e algumas há mais de 1 ano. A Pandemia, retirou me o prazer de andar em supermercados nas pesquisas de novos produtos. Mas prontes, venho hoje com um bolo de chocolate, mas é um bolo para "amantes" da iguaria mesmo. Não é para aquele pessoal que diz que não gosta de chocolate, e depois passado muitos e muitos anos começa a gostar.😂 Tanto eu como filhos amamos mesmo chocolate seja de que maneira for, se tem chocolate, é para degustar.😎 Então vamos lá à receita, que serviu para aproveitar uns bombons.

Estava a arrumar as minhas gavetas dos chocolates a ver datas etc... Vi que ainda tinha uma caixa de bombons praliné, (200 g) a terminar o prazo no início de 2023, não foi tarde nem foi cedo, retirei logo essa mesma caixa e acabei de terminar o serviço que tinha começado. Quando terminei, fui para o meu laboratório (cozinha) e resolvi fazer um bolo de chocolate para a sobremesa do almoço.😍 Ainda acrescentei mais 100 g de chocolate negro com 70% de cacau, chocolate nunca é demais.😎 Improvisei, mas ficou uma pequena grande maravilha.😎


Ingredientes:

- 200 g de bombons praliné e 100 g de chocolate negro 70% de cacau 
- 200 g de manteiga 
- 6 ovos (eram caseiros e pequenos) se utilizarem ovos tamanho L penso que 5 é o suficiente 
- 180 g de açúcar amarelo


Primeiro derreti os bombons e chocolate em banho-maria e reservei. Na minha 👉bebé KENWOOD coloquei a manteiga e açúcar a bater até estar uma mistura homogénea, nessa altura adicionei os ovos 1 a 1 sem nunca deixar de bater, quando a mistura estava em harmonia😀 adicionei o preparado reservado dos bombons e chocolate. Envolvi com a ajuda de uma espátula, e deitei a mistura numa forma de 20 cm untada, com o fundo forrado com papel vegetal e de novo untada, e polvilhada com cacau em pó. Levei a forma em banho-maria a 180ºC, durante 35 minutos no meu forno, cada um sabe do seu forno. Ao fim desse tempo, retirei do forno e deixei arrefecer, antes de desenformar.

Nota: o teste do palito, neste bolo não serve, pois o bolo fica humido, quando sentirem o bolo firme ao toque está pronto. Sobre os bombons (200g) que eu utilizei, podem perfeitamente alterar para chocolate, utilizam 300g de chocolate ao vosso gosto.

P.S. Amigas/os peço imensas desculpas, de não estar tão assidua no blog, ou outras redes, mas a vontade, é nenhuma.

Estou no Facebook e Instagram aqui!


"Deus nos concede, a cada dia, uma página de vida nova no livro do tempo. Aquilo que colocarmos nela, corre por nossa conta." 

 (Chico Xavier)