quarta-feira, janeiro 11, 2023

BOLO DE LARANJA COM COBERTURA DE CHOCOLATE





Como todos sabemos da subida dos preços de bens essenciais, é escandaloso. Então os ovos estão a um preço obsceno. Mas enfim, dizem que é das Pandemias/guerra etc... a subida dos preços.?!?! Eu nem sei, há sempre desculpas, o petroleo desce, mas os combustiveis sobem. Agora sobre os ovos dizem:que é da subida da eletricidade (a falta deles nas prateleiras na altura do Natal) outros falam de outras situações, eu nem sei do que é, mas que estão preços escandalosos estão. Todos dias penso, nas pessoas que não podem, penso nos idosos, ou comem, ou compram os medicamentos. Aqui na minha zona, na farmácia que vou, se as pessoas quiserem há uma modalidade para ajudarmos essas mesmas pessoas. arredonda-se a conta para um numero certo, ou damos o que queremos e esse mesmo dinheiro reverte para esses clientes que não podem comprar os medicamentos. Assim os farmaceuticos fazem chegar os medicamentos que tanto precisam e essas mesmas pessoas que deixaram de comprar mas continuam a precisar. Aléluia, às tecnologias hoje em dia, que têm os dados dos clientes.🙏 Ah, e esses mesmos medicamentos chegam a casa dos clientes pelas mãos de pessoal da farmácia, que têm uma carrinha para esses fins e outros. Quando vejo e sinto ações destas, ainda acredito na raça humana.🙏

     Mas voltando ao ovos😂 com tanta conversa deixei os mesmos a fazerem gemas. Eu agora faço chegar a minha casa umas caixas que trazem 60 ovos XL, a um preço suportável, é só ligar e voilá passado dois dias tenho os meus ovos, e nem me preocupei no Natal não haver os ditos nas prateleiras (ouve greve de galinhas😇). Neste dia a caixa trazia 4 ovos rachados, o que é mais que normal, só que resolvi colocar de lado e fazer um bolo de laranja, o que saiu este bolo delicioso. Improvisei, mas saiu bom. Vamos à receita.


Ingredientes:

-4 ovos

-1/2 chávena de óleo

-1/2 chávena de leite

-180 g de açúcar amarelo

-300 g de farinha de trigo

-1 c. de sopa de fermento em pó

-sumo e raspa de 1 laranja grande

Numa tigela adicionei os ovos, açúcar, óleo e o leite e bati com a vara de arames até ficar bem misturado. Nessa altura adicionei a raspa e sumo da laranja e fui deitando a farinha peneirada com o fermento aos poucos, e envolvendo sem nunca bater. Deitei o preparado numa forma untada e com o fundo forrado com papel vegetal de novo untado. Levei a forma com o preparado ao forno pré-aquecido a 180ºC, o tempo de alourar e espetar o palito e sair seco. No meu forno levou 30 minutos. Quando o bolo arrefecido deitei por cima uma cobertura de chocolate que fiz com 100 g de chocolate 70% de cacau, 1 colher de sopa de manteiga e 70 ml de leite levei a banho maria até ficar com uma consistência homogénea. Deitei a mistura do chocolate por cima do bolo e deixei a mistura escorrer como quiz, não a obriguei a cobrir o bolo,😎  a quantidade dava perfeitamente, mas preferi assim, façam como preferirem.


Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Aquilo a que chamamos felicidade consiste na harmonia e na serenidade,
 na consciência de uma finalidade, numa orientação positiva, convencida e
 decidida do espírito, ou seja na paz da alma." 

(Thomas Mann)