segunda-feira, janeiro 16, 2023

BOLO DE NOZES DO CADAVAL [BOLO DO MEU ANIVERSÁRIO]

 




Quem me segue sabe que o meu aniversário é dia 15 de Janeiro😍 (64) mais um ano se passou, um ano que eu acho muito estranho Pandemia/Guerra, quando pensavamos que estavamos menos bem, E`LE chegou e mostrou que não. Tinhamos que vivenciar uma Guerra, que não sendo no nosso País, somos todos atingidos mundialmente.  Mas não estou aqui para falar do menos bom e sim para agradecer aos meus saudosos pais, o terem me deixado nascer, e escolher-los. Quem me segue sabe que gosto de acrescentar anos à idade, mas nunca festejar, sei que é um contra senso, mas quem sou eu para ser tudo direitinho como manda a vida😂 Agora o bolo, há pessoal que gosta de bolos simples para festejar os aniversários, no meu caso, adoro sempre escolher algo de especial para o dia seja meu ou o dos filhos. A simplicidade deixo para os outros dias do ano. O meu bolo saltou👉 daqui. O bolo no fim da receita pedia para cobrir com creme de chocolate ou seja um ganache, mas sendo o meu aniversário eu só tinha que complicar um pouco mais.😎 Fui escolher um creme de pasteleiro com chocolate 👉aqui.

Ingredientes:

-250 g de miolo de noz

-250 g de açúcar (utilizei 180 g de açúcar amarelo)

-9 ovos

-15 g de farinha

Bate-se o açúcar com as gemas. Mistura-se as nozes passadas pela máquina, a farinha, e por fim, as claras em castelo. Deitei o preparado numa forma untada com o fundo forrado com papel-vegetal e polvilhado com pão ralado. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC.


Creme Pasteleiro com chocolate:

Ingredientes:

-30 g de cacau em pó

-90 g de gemas

-60 g de açúcar

-50 g de farinha maizena

-500 ml de leite

1. Bata as gemas com o açúcar, o cacau, a maizena e um pouco de leite até obter uma mistura consistente.

2. Coloque o restante leite numa caçarola e leve-o ao lume. Quando começar a ferver, apague o fogão e verta metade do leite sobre o preparado anterior, misturando bem.

3. Adicione o leite que ainda resta e leve ao lume a engrossar. Deve mexer o creme continuamente, até obter a consistência desejada.

Nota: O bolo ficou brutal!

P.S. O pormenor das velas vermelhas, é só a cor do meu BENFICA.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"⁠A vida é uma estrada que está sempre recomeçando com o nascer de um novo dia."


 (Edna Frigato)