segunda-feira, janeiro 30, 2023

CHEESECAKE COM COBERTURA DE CARAMELO E AMENDOIM SALGADO

 



Há muito que não fazia um cheesecake, resolvi o problema: fiz.😂 Simples e delicioso. Vamos ver como fiz! Esta receita já mora em rascunho há uns meses.😎


Ingredientes:

-1 pacote de bolacha digestiva

-80 g de manteiga

-3 c. de sopa de cacau em pó

-250 g de queijo mascarpone

-200 g de queijo creme

-200 ml de natas

-1/2 lata de leite condensado

Modo de fazer

Primeiro pico as bolachas até ficar moídas (pó), nessa altura adiciono o cacau e misturo muito bem. Adiciono a manteiga derretida e envolvo bem até ficar com um "estilo" farofa. Com essa mistura forro o fundo de uma forma de 26 cm com fundo amovível. Calco bem com uma colher, e reservo a forma no frigorifico. O recheio: bati o queijo mascarpone com o queijo creme. Adiciono o leite condensado e volto a bater, para ficar uma mistura homógenea, depois é adicionar as natas batidas em chantilly e envolver muito bem sem bater. Deitar a mistura na forma préviamente forrada com a mistura das bolachas e levar ao frigorífico pelo menos 5 horas. Desenformar e deitar por cima o creme de caramelo e servir.

Nota: Não utilizei gelatina, queria um Cheesecake suave e cremoso, mas se quiserem mais firme, podem utilizar 3 a 4 folhas de gelatina. Já sabem? Hidratam a mesma e depois é levar as folhas hidratadas ao micro ondas por uns segundos, e envolvem na mistura antes de envolverem as natas.

Creme de caramelo salgado: 

 -75g de açúcar 
 -30 g de manteiga 
 -70 ml de natas 
-50 g de miolo de amêndoim salgado

 Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga e envolve bem, adicionei os amêndoins salgados, e envolvi bem. Não coloquei sal no caramelo em causa o sal dos amendoins. Se não colocarem amendoins, coloquem uma pitada de sal.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante."

(Augusto Branco)