segunda-feira, janeiro 23, 2023

ENSOPADO DE BORREGO

 


Ensopado de borrego, adoramos, e há anos que não fazia. O blog, parece que não, levou-me a fazer receitas novas, e as que por norma fazia ficaram para trás. Tinha comprado um borrego o que pedi para cortar e arranjar todo como deve ser. Pernas, mãos, peito, costelas e cachaço. As costelas (costeletas) era para fazer mesmo as ditas, mas ouve um dia que acordei a pensar num bom ensopado, o que resolvi o menú do dia seguinte, retirei da arca as costeletas e cachaço, coloquei dentro duma tigela para descongelar para o dia seguinte. Sim, agora no Inverno (que eu não gosto) não dá para descongelar para o próprio dia, e eu nunca gostei de descongelar em micro ondas. Para mim o dito serve só para aquecer, e só!😎 Vamos ver como fiz.


Ingredientes:

- costeletas e cachaço de borrego q.b.

-2 cebolas picadas grosseiramente

-4 dentes de alhos picados

-1 ramo de salsa

-1 pernada de manjerona

-2 folhas de louro

-1 c. de sobremesa de colorau fumado

-3 c. de sopa de vinagre

-2 c. de sopa de banha

-80 ml de azeite

-sal marinho q.b.

-pimenta q.b.

-água q.b.

-fatias de pão Alentejano cortadas finas

Num tacho de barro coloquei as gorduras, as cebolas, os dentes de alho e louro em pedacinhos. Fui mexendo até a cebola começar a ficar translúcida. Nessa altura adicionei a carne em pedaços, o colorau, a manjerona, e a salsa e fui mexendo tudo para envolver e refogar um pouco. Borrefei com o vinagre, e cobri a carne com água, temperei com sal e pimenta, envolvi e tapei o tacho e deixei a cozinhar em lume brando até estar cozinhado e com sabores harmonizados, mas com caldo. Num tabuleiro de barro fundo coloquei as fatias de pão levemente torradas no forno e deitei o preparado por cima. Servi de seguida com batatas cozidas.

Nota: a minha saudosa mãe fazia sempre com pão frito, eu não me apeteceu frituras e foi de pão levemente torrado e ficou delicioso. 


Estou no Instagram e Facebook aqui!

"Eu seria cristão, sem dúvida, se os cristãos o fossem vinte e quatro horas por dia." 

 (Mahatma Gandhi)