segunda-feira, fevereiro 13, 2023

ARROZ COM CURCUMA E LEITÃO NO FORNO

 


Tinha um bom pedaço de leitão congelado e molho, que tinha sobrado do Natal, onde encomendo e vou buscar ao Rui dos Leitões na Charneca da Caparica Se sobra (o que sobra sempre, compro sempre para um batalhão😂) reutilizo sempre noutras refeições, o caso deste arroz no forno.

Ingredientes

-leitão assado

-arroz carolino

-1 cebola

-2 c. de sopa do molho do leitão

-1 c. de sobremesa cheia de curcuma

-1 folha de louro

-azeite

-água

-sal marinho q.b.

Num tacho coloquei a cebola picada, a folha de louro e o azeite, levei o tacho a lume brando, e deixei a cebola ficar translúcida, nessa altura adiciono a curcuma  e molho do leitão, e envolvo bem. Adiciono o leitão cortado aos pedaços, e água suficiente para cozer o arroz, rectefico o sal, e  mal levantou fervura, coloquei a mistura num tabuleiro de barro e levei ao forno pré-aquecido a 180ºC para acabar de cozinhar. Ficou uma delicia e assim se  faz uma refeição com aproveitamentos, que nunca deito fora, nem nunca deitei, sempre fui de reaproveitar e dar outra roupagem a restos, assim me ensinou a minha saudosa mãe, comida? Nunca se deita fora e sim, reaproveita se sempre. Talvez, porque a minha saudosa mãe, passou por uma guerra onde me contou tantas vezes que tinha que ir para as filas, onde os ingredientes eram racionados e era em troca de senhas, eram pesados ou medidos, nunca pudiam trazer o que queriam e sim o que que dava para troca das senhas.😌


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Nem todas as tempestades vêm para atrapalhar a sua vida. Algumas vêm para limpar seu caminho."

 (Desconhecido)