segunda-feira, fevereiro 20, 2023

BATATINHAS-DOCES DA MADEIRA

 





Sobrou uma batata-doce cozida duma refeição, coloquei a dita numa caixa hemértica de vidro (sim, o Sr. Covid,) fez-me estar muito tempo em casa. O tempo? Esse menino fez-me fazer muitas arrumações e ver realmente o que era importante, o que eu queria, uma das coisas foi ser mais minimalista, mandei muita coisa dar uma volta, onde uma delas foi mesmo os tupperwres irem dar uma grande volta (dei tudo) e tinha meninos desde o ano de 1973, quando comecei a fazer o meu enxoval, era mesmos muitos, posso dizer que fui sempre adquerindo novos modelos ao longo dos anos, mas agora cheguei a uma idade, que realmente vejo que não preciso de tantos tarecos, tantas caixas e caixinhas, todas as cores e feitios, não, não quero mais. Enquanto os meninos foram para outra freguesia, comprei as caixas de vidro com tampas herméticas de vários tamanhos, mas que vejo bem o que tem dentro delas, mesmo que vão para a arca. Resolvi o meu problema, se é que era algum, para mim, quando coloco algo na cabeça, enquanto não faço não descanso.😎 Tanta conversa por causa de uma simples batata-doce...😂 É o que temos para troca.😇 Voltando à batata, fui ver a minha 👉Bíblia Pantagruel, ler se descobria algo doce que só precisasse de 1 batata, vi esta receita fui logo fazer. Vamos ver como é.

Ingredientes:

-125 g de polme de batata-doce cozida

-100g de miolo de amêndoa pelada e moída (moí com pele)

-250 g de açúcar branco (utilizer 150 g de açúcar)

-3 gemas de ovo

-1 clara de ovo

-açúcar amarelo q.b. (utilizei mascavado)

Ferve-se o açúcar branco com muito pouca água até fazer um ponto de pérola. Deitam-se então a amêndoa e o polme da batata e deixa-se ferver, mexendo sempre, até deixar estrada no fundo do tacho. Tira-se do lume e junta-se-lhe as gemas batidas e a clara batida em castelo firme envolve bem e volta com o tacho a lume brando, só até querer levantar fervura, e deita-se o preparado num prato. Leva-se ao frigorífico de um dia para o outro. No dia seguinte, tendem-se bolinhas do tamanho de uma noz em cima de uma tábua polvilhada com açúcar amarelo no meu caso foi açúcar mascavado. Colocam-se em forminhas de papel. Só digo: simplesmente deliciosas estes miminhos (batatinhas).


Estou no Instagram e Facebook aqui:


"A felicidade é um estado de espírito. Se a sua mente ainda estiver num estado de confusão e agitação, os bens materiais não vão lhe proporcionar felicidade. Felicidade significa paz de espírito."

(Dalai Lama)