segunda-feira, maio 01, 2023

PIRÂMIDE GRANDE DE CHOCOLATE! [ANIVERSÁRIO DA FILHA]

 



Dia 28 foi o aniversário da filha, fez 44 anos. O 1º dia mais feliz da minha vida, o dia que fui Mãe.😍 Filha, tenho um orgulho enorme de me teres escolhido para ser tua Mãe. Amo-te minha filha.😍 Quem me segue ou conhece, sabe que gosto de fazer sempre um bolo diferente nos aniversários dos filhos, mas já começa a ser difícil escolher.🙈 Bolos simples? Deixo para os outros dias do Ano. Este ano, a pensar no bolo da filha, e num dia de memórias,😍 resolvi fazer este bolo que a filha adora desde sempre, quando era criança eu não deixava comer pois informaram me que nas pastelarias eram feitos com bolos velhos, eu tansinha (quando era nova) bolo velho, era para o lixo😂 Só que a minha saudosa Mãe, comprava sempre a pirâmide para a neta sempre que ia estar com ela, a filha comia e eu não sabia🙈 Um dia a falar com o Pasteleiro do Colóquio, ele disse me que as pirâmides eram feitas com os bolos que sobravam na véspera. Nada de velhos como eu tinha na cabeça, ai santa ignorância minha claro. Hoje também sou fan deste bolo, mudam se os tempos mudam se as vontades...😂 Então a escolha deste ano foi mesmo o bolo que a filha adora mas em tamanho grande.😂


Ingredientes do bolo Marmore

-100 g de chocolate em pó

-150 g de manteiga

-200 g de açúcar (utilizei 100 g de açúcar amarelo)

-200 g de farinha

-1 c. (sopa) de fermento em pó

-raspa de 1 limão

Bati as gemas com o açúcar e juntei em seguida a manteiga derretida em banho-maria, até obter um creme fofo. Juntei a farinha e fermento e envolvi bem, depois adicionei as claras em castelo e envolvi. Dividi a massa em duas tigelas, numa coloquei a raspa de limão e envolvi e reservei. Na outra tigela adicionei o chocolate em pó, e envolvi. bem. Numa forma untada e polvilhada com cacau, coloquei as massas alternando. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer, no meu forno levou 25 minutos mas cada um sabe do seu forno, neste bolo o teste de palito é perfeito.

Nota: Só coloquei 100 g de açúcar em causa eu ir utilizar 250 ml de calda de açúcar que faço para a liga da massa da Pirâmide.


Ingredientes para a Pirâmide:

-bolo marmore (ou restos de bolos)

-150 g de frutos glaceados cortados em cubinhos (facultativo)

-250 ml de calda de açúcar

-3 c. de sopa cheias de cacau em pó

-1 c. de sopa de canela

-10 bolachas Speculoos

Num processador coloquei os ingredientes (bolo cortado em cubos), excepto a calda de açúcar, e processei até ficar um estilo de farofa. Deitei a mistura numa tigela e adicionei a calda de açúcar que fiz, envolvi até obter uma mistura humida e hómogenea. Levei ao frigorífico durante uma hora, ao fim desse tempo retira do frio e com a ajuda das mãos fiz a pirâmide, voltou de novo para o frigorífico. Fiz o ganache com 300 g de chocolate 70% de cacau e 300 ml de natas, levei ao lume em banho-maria até ficar uma mistura homógenea. Retirei do lume e reservei até arrefecer, nessa altura barrei a pirâmide, levei ao frio, até firmar o ganache. Depois voltei a barrar o bolo com o restante da ganache e levei ao frio. Servi com a roseta do chantilly. Do interior não há fotos o bolo foi aberto fora de casa. Mas ficou delícioso.

P.S. Já está 👉aqui a receita das pirâmides com bolo Rei.


Estou no Instagram e Facebook aqui!

#O amor de mãe por seu filho é diferente de qualquer outra coisa no mundo. Ele não obedece lei ou piedade, ele ousa todas as coisas e extermina sem remorso tudo o que ficar em seu caminho.# 

 (Agatha Christie)