segunda-feira, dezembro 04, 2023

BOLO JANOTA

 




Um bolo simples e delícioso, receita retirada da minha 👉Bíblia Pantagruel. Fiz uma alteração, não utilizei os coritos, pois cá por casa não gostam, alterei com fruta glaceada, e que não me arrependi nada. Mas quem gosta siga para "bingo" com os ditos. Alterei a quantidade de açúcar em questão ir utilizar as frutas, e já contei com o açúcar das mesmas. A receita abaixo está tal e qual o livro, e as minhas alterações. Façam que não se vão arrepender. Com a minha pouco ou nenhuma vontade de blog, o único livro de culinária que está ao pé de mim é mesmo a minha Bíblia, talvez porque ao longo destes 16 anos de blog (não, não festejo a data) e com mais de 60 livros de culinária fora fascísculos (aí tenho muito mais de 200) a idade, ajudou-me a percceber, é mais do mesmo, é só alterar a sequência dos ingredientes, ou alterarem algum ingrediente, ou então mudam o nome e catrapúm, mais do mesmo da minha Bíblia que é tão completa!🙏


Ingredientes:

-240 g de farinha

-250 g de açúcar (utilizei 150 g de açúcar amarelo)

-100 g de manteiga

-3 ovos

-2 dl de leite

-1 cálice de vinho do Porto

-1 c. de chá bem cheia de fermento em pó

-2 colheradas de Corintos demolhados (utilizei 100 g de fruta glaceada cortada em cubinhos)

-raspa de limão

Batem-se as gemas primeiro com o açúcar e depois com a manteiga derretida e a raspa de limão. Juntam-se alternadamente, e aos poucos, os liquidos e a farinha peneirada com o fermento, batendo até fazer bolhas. Envolve-se nas claras em castelo, levemente, sem bater. Deta-se o preparado em forma (20 cm de diâmetro e 9 cm de altura) untada e polvilhada com pão ralado, enterram-se por cima os corintos enxutos e passados por farinha (fiz o processo com a fruta) e leva-se a forma, ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer o bolo, no meu forno levou 40 minutos eu a meio da cozedura coloquei uma folha de alúminio por cima até acabar de cozer O teste do palito já sabem.


Estou no Instagram e Facebook aqui!

"A verdade cabe em todo lugar. 
Bem como a boa conduta, a elegância e a palavra que ajuda. 
Muitos tem razões 
Poucos tem sensiblidade 
E alguns, menos ainda... o entendimento!" 

 (Abnara Leon)