terça-feira, janeiro 16, 2024

BOLO BANOFFEE [BOLO DO MEU ANIVERSÁRIO]




Já sabem o dia do meu aniversário (ontem, 15 de Janeiro), é um dia para mim "esquesito" gosto de acrescentar anos, à idade, mas festejos nunca foi a minha vibe, mas desde criança que sempre fui assim, não é porque agora já são 65 que eu deixei de gostar. Agradecer sempre aos meus saudosos pais, o terem-me deixado escolhê-los, agradecer, sempre pelo valores que me transmitiram, e fizeram com que eu seja a Mulher e Mãe que sou. Isto tudo, para dizer o quê? Quêm me segue sabe que ando sem apetites de blog, então isso leva que eu também nem me preocupe de pesquisar nos meus livros um bolo especial para os meus anos. Resolvi fazer um bolo de banana, pois tinha umas bananas a serem preciso ter uso, ao qual eu lhes dei, o recheio e cobertura, fiz o frosting, e uma creme de caramelo, e assim fiz o meu bolo.😎 O interior, não há fotos, o apetite de tirar as mesmas também anda na mó de baixo.😂

Ingredientes:

-3 bananas maduras amassadas

-2 ovos

-360 ml de leite e 2 c. de sopa de vinagre misturar (fazer o leite azedo)

-360 g de farinha

-1 c. de sobremesa de fermento

-1 c. de chá de canela

-150 g de açúcar amarelo

-100 g de óleo

-1 iogurte de banana

Untar e forrar o fundo com papel vegetal de novo untado com manteiga duas formas de 20 cm. Numao tigela coloquei as bananas amassadas e adicionei os liquidos e ovos, bati com a batedeira. Adicionei sem deixar de bater os secos peneirados. Dividi o preparado pelas duas formas e levei as mesmas ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer os bolos, no meu forno levou mais ou menos 25 minutos.


Frosting de queijo creme 

-250 g de açúcar em pó 
-100 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente 
-200g de queijo creme (frio) 

 Com ajuda da 👉batedeira eléctrica ( utensílio K) , a uma velocidade média, bate-se o açúcar em pó juntamente com a manteiga até estar tudo incorporado. Juntei o queijo creme e continuou a bater a uma velocidade média durante 4 minutos, até estar bem fofo. Não deixe bater demais se não a textura do frosting deslaça.


Creme de caramelo: 

-100 g de açúcar 
-100 g de manteiga de amendoim
-200 ml de natas 

 Numa caçarola deita pequenas porções de açúcar e vai deixando caramelizar, junta aos poucos as natas aquecidas (cuidado com a ebulição) quando estiver tudo incorporado retira do lume e junta a manteiga e envolve bem e reserva.

Montagem: No prato de servir, coloquei um bolo, que cobri com o frosting e depois o caramelo, coloquei o outro bolo por cima, que cobri a superficie, com o frosting, e deitei o resto do caramelo por cima e deixei ele se "ajeitar" ao seu próprio gosto. O frosting, era suficiente para cobrir na totalidade, o bolo, só que não me apeteceu, e quando algo não me apetece, tenho mesmo, que o fazer, ou neste caso não fazer, o que com o andar da carruagem (idade) está a refinar e muito este meu feitio bom ou menos bom nem sei, só sei que fretes, não o faço!

Nota: Esta receita de bolo de banana retirei dum site, não digo o nome do mesmo, pois não agradou em nada o bolo. Mais valia eu ter feito o meu bolo de banana, sobre o recheio e cobertura, estava uma delícia. O bolo, sabor e textura não! Podia escrever que ficou uma delícia, mas como não estou aqui, nem nunca estive para enganar ninguém, a verdade acima de tudo.😍

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"As verdades são frutos que apenas devem ser colhidos quando bem maduros." 

 [Voltaire]