segunda-feira, fevereiro 26, 2024

TRONCO DE NATAL

 



Já sei, sou tonta mas não a esse extremo, sei que estamos a perto de 1 mês da Páscoa, altura perfeita para fazer esta torta sem cortar as pontas para fazer o tronco. Mas Natal é quando uma mulher quer e eu quiz hoje. Vamos para esta delicia não ficar em rascunho, esquecida como tantas outras receitas estão. Tronco de Natal, está sempre presente na minha mesa. Este ano mesmo com a minha pouca vontade de fazer, fiz uma torta de chocolate (tronco) que recheei com creme mascarpone, cobri com ganache polvilhei umas nozes, e fiz uns fiozitos 😎 com o resto do doce de ovos que tinha sobrado do pudim. Ficou bonito? Não. Pelo menos para mim, podia ter colocado no saco pasteleiro, e fazer umas rosetas, não, coloquei num utensílio de plástico que tem um bico fino serve para esguinchar calda para molhar os bolos.😎 Vi logo que tinha feito porcaria mas como muito já disse (escrevi) a vontade de grandes produções, anda na mó de baixo, então segui para bingo.😂 Mas que ficou bom ficou, pois desapareceu num instante.😍


Ingredientes:

-6 ovos  
-150 g de açúcar 
-100 g de farinha 
-150 g de nozes moí na altura, mas não deixei em farinha 
-1 c. chá de fermento em pó
-30 g de cacau em pó de boa qualidade

 Bati muito bem os ovos com o açúcar durante cinco minutos. Peneirei a farinha, cacau com o fermento para a mistura, e envolvi com a espátula. Adicionei as nozes moidas e envolvi. Deitei o preparado num tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e untado. Levei o tabuleiro ao forno pré-aquecido a 190ºC, durante 10 minutos. Retirei do forno e desenformei sobre uma folha de papel vegetal polvilhada com açúcar em pó. Reservei.

Recheio de mascarpone:

-150 g de queijo mascarpone
-150 ml de natas batidas em chantilly
-1 c. de chá de essência de baunilha

Bati o queijo com a batedeira (fiz com a batedeira de mão, não utilizei a 👉bebé) até o queijo ficar fofo, adicionei a essência e bati mais um pouco só até estar bem envolvido. Adicionei o chantilly e envolvi delicadamente. Rechei a torta (tronco) com o creme e enrolei a torta no papel vegetal e levei ao frigorifíco durante 40 minutos até firmar o creme. (Não, não esqueci o açúcar, simplesmente não utilizei, já que ia cobrir com o ganache, e doce de ovos).

Montagem da torta/troco:

Abri a torta e recheei com o creme mascarpone, voltei a enrolar e levei ao frigorifico, para firmar enquanto fazia o ganache de chocolate, que fiz com chocolate preto 70% de cacau e 100 ml de natas, derreti no micro ondas, ok, prefiro  fazer no fogão, mas, como muito já expliquei, a vontade de despachar está a ganhar😂 Depois cotei as pontas e com a ganache "colei" de lado da torta/tronco e barrei toda com o restante ganache. Polvilhei com miolo de nozes cortadas grosseiramente, e depois tive a ideia iluminada de fazer a porcaria com o resto de doce de ovos que tinha sobrado do pudim de Natal.😁

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Acorde todas as manhãs com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará .... Não o desperdice!!!"

(Roberto Shinyashiki)