segunda-feira, março 04, 2024

TORTA DE COCO




Numa das minhas limpezas à dispensa, onde retiro o que está fora de prazo, para deitar fora, ou o que tem a validade a acabar, o que não acontece há muito. As compras são conscênciosas, não tenho interesse de ter grandes quantidades do mesmo ingrediente, pois o que nunca gostei nem gosto é de deitar fora comida. Mas vi que tinha um pacote de 200 gr de coco a acabar dali a um mês, quando acabei a limpeza, fiz logo uma torta, era para ser em formato de bolo, mas como eu sempre digo: a minha cabeça por vezes muda de ideias😎 o caso. Receita foi em formato de torta.😃 vamos ver como fiz. Simples e deliciosa para apreciadores de coco.


Ingredientes:

-200 gr de açúcar

-1 c. de sopa de maizena

-150 g de manteiga derretida em banho maria

-5 ovos

-200 gr de coco ralado

Bati 150 gr de açúcar com as gemas bem batido, adicionei a manteiga derretida sempre a bater. Juntei o coco com a maizena sempre a bater, depois foi envolver as claras batidas em castelo com os 50 gr de açúcar (estilo merengue) sem bater, quando bem envolvido deitei o preparado num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal (não necessita de untar) e leva a forno pré aquecido a 180ºC, no meu forno levou 10 minutos. Desenformei sobre um pano de cozinha polvilhado com açúcar e enrola se, apertando bem. Deixei arrefecer a torta enrolada dentro do pano. A simplicidade no seu auge.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"No caráter, na conduta, no estilo, em todas as coisas, a simplicidade é a suprema virtude."

(Henry Wadsworth Longfellow)