segunda-feira, março 11, 2024

BOLO DE NOZ [APROVEITAMENTO DE CLARAS]





Quem me segue, sabe que eu congelo as claras, e sempre o fiz há mais de 45 anos. Tenho umas caixas de vários tamanhos onde coloco 2,4,6 ou 8 claras e congelador com elas, sei pela cor das tampas a quantidade que tenho dentro. Já habitavam muitas claras dentro do meu congelador, resolvi o problema de algumas. Retirei uma caixa de 8 e outra de 2 para fazer este bolo. Que modéstia à parte ficou mesmo uma delícia.😋

Ingredientes:

-10 claras

-150 g de açúcar amarelo

-150 g de manteiga derretida em banho Maria

-300 g de miolo de noz moída na altura

-80 g de noz picada grosseiramente

-1 c. de sopa de fermento em pó

-açúcar em pó q.b.

Bati as claras em castelo, 👉(no meu bebé) adicionei o açúcar sempre a bater, quando estava bem batido juntei a manteiga, sem deixar de bater, quando tinha uma mistura homogénea juntei a noz moída e o fermento, aí, ja não bati mais o bolo, com a ajuda de uma espátula envolvi bem a noz moída na mistura, e adicionei uma mão cheia de noz picada grosseiramente, envolvi e deitei o preparado numa forma untada, e forrada o fundo com papel vegetal e polvilhada com pão ralado, e por cima deitei o resto das nozes picadas grosseiramente. Levei o bolo ao forno pré aquecido a 180ºC o tempo de cozer o bolo, no meu forno levou 40 minutos, mas cada um sabe do seu forno. Mas o teste do palito é infalivel neste bolo.


Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Personalidade forte e elegância é uma combinação rara. É como inteligência: não se compra na feira."😎

(Vcruz)