segunda-feira, junho 17, 2024

TORTA DE AMÊNDOA (MACEDO DE CAVALEIROS)




Mais uma torta que a receita saiu desta 👉pérola ou pérolas. Uma receita conventual da zona de Macedo de Cavaleiros é uma cidade portuguesa localizada na sub-região das Terras de Trás-os-Montes, pertencendo à região do Norte e ao distrito de Bragança.Claro que sendo um doce conventual como todos os doces a quantidade de açúcar é gastronómica, o que eu faço sempre as minhas alterações o caso desta torta. Vou colocar a receita tal e qual está no livro mas fiz com as minhas alterações. Vamos à receita.


Ingredientes:

-500 gr de açúcar (utilizei 230 g de açúcar amarelo)

-8 ovos (os meus são sempre tamanho L)

-20 gr de farinha

-150 gr de miolo de amêndoa

Misturam se os ovos inteiros com o açúcar, junta se a amêndoa pelada, levemente torrada e cortada às falhinhas e a farinha. Deita se a mistura em tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal também untado e vai a cozer a forno pré aquecido a 180ºC. Depois de cozido, desenforma se sobre um pano polvilhado com açúcar e enrola se com a ajuda do pano. Deixa se arrefecer enrolada no pano. Eu polvilhei açúcar em pó

Nota: Retirei quantidade de açúcar à receita que sinceramente acho absurdo. e a outra alteração que fiz, foi não utilizei manteiga para untar a forma, borrifei azeite nas 4  pontas do tabuleiro  (para aderir o papel) e coloquei o papel vegetal, assim a torta não levou nenhuma gordura, além da própria gordura que o miolo de amêndoa tem. Deitei a mistura por cima e no meu forno levou 12 minutos.

Estou no InstagramInstagram e Facebook aqui!

"Não podemos confundir sinceridade com grosseria, nem falsidade com bons modos." 

(Hideraldo Montenegro)