segunda-feira, novembro 25, 2024

CAVALA ESCALADA NO FORNO

 




Quem me segue ou conhece, sabe que eu sou uma eterna apaixonada por cavalas, sardas e chicharro, quando era criança era o peixe dos pobres (peixe para os gatos invisiveis)😎 mas já contei por aqui a minha estória (história) com o dito. Se quiserem e tiverem tempo, podem passar por 👉aqui, onde conto e tenho várias receitas do peixito. Se não estiverem interessados, sigam em frente para bingo. Vamos ver como fiz esta. Numa das minhas idas ao Mercadona ao passar pela peixaria vi as cavalas, resolvi logo tirar uma senha, quando chegou a minha vez, pedi à simpática menina que me atendeu se podia escalar uma cavala, com a simpatia que reina naquela superfície, disse logo que sim e assim o fez.

Ingredientes:

-cavala

-batatas

-sal marinho q.b.

-4 dentes de alho picados

-pimentão doce defumado q.b.

-pimenta preta moída na altura

-4 especiarias para peixe q.b.

-azeiteq.b.

-coêntros um molhinho picado (adoro coêntros, mas se preferirem salsa sigam com ela)

Primeiro de tudo quando cheguei a casa, decapitei a cavala e lavei a dita, temperei com sal marinho e reservei. Lavei umas batatinhas com casca e levei a cozer com sal marinho. Quando cozidas coei, deixei arrefecer um pouco e dei lhes um murrito. Reservei também. Numa tigela juntei os restantes ingredientes e um pouco de sal marinho, envolvi bem. Num tabuleiro, coloquei a cavala com umas rodelas de limão, e com as batatas. Reguei com a mistura que tinha feito préviamente, levei o tabuleiro ao forno pré aquecido a 180ºC durante uns 12 a 15 minutos o tempo de assar o peixe e alourar.

Estou no Instagram e Facebook aqui!


"Gosto de coisas simples, de pessoas simples e de lugares simples. Na simplicidade está escondida as pequenas alegrias da vida." 

(Cecília Cavalcante)