Tintureira é um peixe que se entrou na minha casa 1 vez foi muito. E talvez tenha sido quando eu ia à Amadora a casa dos meus pais, havia lá perto uma enorme peixeiria de peixe congelado onde eu vi o peixito. Agora numa das minhas visitas ao Mercadona, vi na arca dos congelados umas postas enormes, que me despertou curiosidade, mas não trouxe, como não conhecia, tinha que pesquisar um pouco sobre o peixito. Fui ao Google e fiquei bastante surpreendida com a informação do dito. Foi 👉aqui. Depois de informada, noutra ida ao Mercadona já trouxe duas postas enormes para fazer uma experiência, tinha que saber se gostava. Ok, resolvi fazer com esparguete, gostei e muito. Peixe a repetir. Gostei do sabor e textura. Vamos ver a simplicidade.
(A tintureira (nome científico: Prionace glauca) é um tubarão oceânico, conhecido por sua coloração azul-escuro no dorso, azul claro nas laterais e branco no ventre. A tintureira é uma espécie comum em águas temperadas e tropicais, frequentemente encontrada desde a superfície até 150 metros de profundidade.)Ingredientes:
-2 postas de tintureira
-1 cebola
-3 tomates maduros
-1 molho de coêntros
-azeite q.b.
-sal marinho q.b.
-1 malagueta
-esparguete q.b.
Num tacho coloquei a cebola picada e azeite, deixei em lume brando até a cebola murchar. Adicionei os tomates pelados e picados, envolvi e deixei harmonizar sabores. Juntei a tintureira cortada aos pedaços, deixei segundos envolver no molho do tomate. Depois acrescentei água suficiente para cozer o esparguete temperei com sal e juntei a malagueta, deixei ferver a água, nessa altura juntei o esparguete e deixei cozinhar. Quando cozinhado adicionei os coêntros envolvi e deixei o tacho tapado durante 5 minutos antes de servir.