Ingredientes:
-2 lombinhos de porco de 150 g
-1 colher de chá de café solúvel
-1 colher de sobremesa de água
-110 ml de vinho do Porto ou de martíni (usei Porto)
-50 g de açúcar amarelo
-2 dentes de alho
-10 folhas de manjericão picadas
-1 colher de café de sementes de erva-doce torradas
-1 colher de café de sementes de cominhos torradas
-60 ml de caldo de carne (retirei um pouco aos lombinhos e cozi para fazer o caldo"não gosto de caldos knorr")
-1 colher de sobremesa de maisena
-sal e pimenta
1-Dissolva o café na água.
2-Deite-o numa tigela e junte-lhe o vinho do Porto, o açúcar,os alhos picados,o majericão, e as sementes de erva-doce e de cominho. Tempere com sal e pimenta a gosto e mexa bem,até disolver o açúcar. Regue os lombinhos com este molho, cubra-os e deixe-os marinar no frigorífico durante, pelo menos, meia hora, mas de preferência de um dia para o outro. (Eu deixei de um dia para o outro)
3- Coloque os lombinhos sobre num tabuleiro de forno provido de grelha (para a carne não ficar em contacto com o molho) e o caldo de carne. Leve a assar em forno quente (230ºC) durante 25 a 30 minutos. A temperatura interior deve atingir os 70ºC.
4-Retire os lombinhos do forno e deixe-os a repousar 5 minutos cobertos com papel de alumínio. Recolha o molho que ficou no fundo do tabuleiro, misture-lhe a maisena diluída num pouco de água e leve ao lume 2 a 3 minutos, para espessar ligeiramente.
5-Sirva os lombinhos cortados em fatias de 3 cm de espessura, acompanhados do molho.
Notas: serve acompanhados ao seu gosto.Eu sevi com puré de batata e uns espinafres cozidos e escorridos e envolvi com um pouco de queijo gorgonzola e levei ao forno pré aquecido a 200ºC durante 5 minutos.