domingo, setembro 27, 2009

BIFE COM COUVE FLOR E BRÓCULOS GRATINADOS





Os legumes gratinados é um dos acompanhamentos que os filhos gostam. A filha adora couve flor o filho não. Ele adora brócolos ela não, ufa (santa paciência). Ok, eu tenho, agora obrigar os filhos a comerem o que não gostam, nunca fiz na minha vida. A minha mãe também nunca o fez para comigo. Resolvi cozer a couve e os brócolos. Quando cozidos escorro e reservo. Entretanto faço o molho bechamel. Num tacho coloquei uma colher de sopa de manteiga, quando derretida deito uma colher de sopa de farinha e mexo energicamente com a vara de arames e vou juntado leite aos poucos até ter a textura do meu agrado. Tempero com sal, pimenta e noz-moscada. Num tabuleiro divido os legumes (sim para eles não garrearem) e cubro com o bechamel,depois é só levar ao forno pré-aquecido (180ºC) até gratinar (eu deixo só mesmo dar uma cor. Servi com uns bifes que fiz assim. Numa frigideira coloco um pouco de manteiga, 1 colher de sopa de mostarda Dijon, 3 alhos com pele e esmurrados. deixo derreter a manteiga e coloco os bifes salpicados só mesmo com umas pedrinhas de sal. Deixo fritar dos dois lados (sem fritar muito, pois nós gostamos da vaquinha mal passada). Retiro os bifes e nesse molho em lume alto junto 100 ml de vinho tinto (o que estiver aberto na altura) e deixo reduzir e engrossar o molho. Depois é só cobrir os ditos com muito molho ou pouco.