sexta-feira, setembro 11, 2009

FOFOS DE BACALHAU DA MINHA MÃE E, ARROZ NO FORNO MEU#6





A minha mãe, naqueles dias que está mais animada (sem dores). Muito, gosta de ir para a cozinha, fazer aqueles mimos que ela sabe que eu adoro!!! Que só mesmo ela mos pode oferecer. Quando chego a casa da minha mãe lá tem ela um Tupperware com petiscos. Que neste caso foi uns fofinhos deliciosos de bacalhau que a minha mãe fez, e explicou-me como fez.

 Desfez 1 colher de sopa de farinha com 3 colheres de sopa de água. Quando desfeito juntou 2 ovos e bateu muito bem. Juntou uma boa posta de bacalhau crua e esfarelada sem peles nem espinhas. O "esfarelado" a minha mãe coloca o dito num pano de cozinha e dobra o pano e com as mãos vai esfregando, depois do bacalhau estar como ela quer junta ao preparado anterior e tempera com sal e pimenta e frita colheradas deste preparo. Depois de frito é escorrer em papel absorvente, é parecido com as pataniscas,pataniscas. Mas, tem outro sabor diferente mas igualmente divino. Claro que a filha depois teve que fazer um arroz para acompanhar que fiz assim.

Ingredientes:
-cebola
-arroz
-azeite
-1 ramo de salsa
-1 salpicão de Trás-os-Montes ( eu tinha congelado, pode usar o que quiser)
-caldo de carne
-sal e pimenta
Primeiro de tudo, como sabem eu não gosto de nada industrializado e fiz o caldo de carne cozendo o salpicão, junto com metade da cebola picada e a salsa picada. Reservei desse caldo o dobro do arroz. (Claro! Coando e retirar no passador de rede a salsa e a cebola)e deixar junto com o caldo reservado. No tacho de barro do arroz deitei o salpicão cortado às rodelas o resto da cebola cortada às rodelas e o arroz. Depois deitei o caldo a ferver que tinha reservado e levei ao forno pré-aquecido a (180ºC) durante 15 minutos. Claro depois foi só me deliciar...

Notas: eu não coloquei quantidades porque cada qual é que sabe as que necessita na sua casa e eu fiz a olho (o sal e a pimenta coloca quando ferve o caldo de carne que vai juntar ao arroz) claro! Nunca esquecer do sal do salpicão..

P.S. Simplesmente obrigada "MÃE"