terça-feira, maio 05, 2015

GELADO DE AVELÃS COM LICOR




Gelados, é uma iguaria que nunca falta cá em casa. Seja em que estação for do Ano. Quem me segue, sabe que são muitos os gelados que tenho postado ao longo da minha "estadia" na blogosfera. :)
Vamos lá à receita.


Ingredientes:
-100 g de avelãs
-80 g de açúcar fino
-500 ml de leite
-1 vagem de baunilha
-4 gemas de ovo
-2 c. de sopa de licor de avelã
-1 c. de sopa de cacau em pó

Tostei as avelãs numa frigideira sem gordura até ficarem com uma cor castanha dourada, depois deixei arrefecer. Tirei a pele (esfregando as mesmas umas nas outras). Moí as avelãs com metade do açúcar (para ficar uma mistura mais seca). Deitei o leite num tacho, o cacau e juntei o miolo da vagem de baunilha e a vagem. Aqueci até estar quase a ferver, depois retirei do lume e retirei a vagem de baunilha. Bati as gemas com o resto do açúcar até formar uma mistura esbranquiçada juntei o leite quente e mexi muito bem. Levei a cozer (as gemas) num banho-maria até a mistura ficar cremosa. Retirei do lume, juntei a mistura das avelãs previamente moídas e o licor, envolvi muito bem, e deixei arrefecer a mistura. Quando fria deitei a mesma na sorveteira a trabalhar, durante 25 minutos.

P.S. O cacau foi só para disfarçar, como a filha não gosta do sabor com licor. :) Mas, este até comeu e bem! Ah, e não esquecer de aproveitar a vagem, como já disse há uns anos (depois de seca coloco dentro dum frasco onde tenho outras vagens e açúcar, assim tenho sempre açúcar baunilhado).

“A serenidade é apenas a casca da árvore da sabedoria, mas, não obstante, serve para esta perseverar.”
 
(Confúcio)