sexta-feira, março 03, 2017

BOLO NAPOLEÃO [ТОРТ НАПОЛЕОН] [2º BOLO]






Já fiz este bolo 👉aquicom massa folhada. Mas agora fiz com umas placas do bolo Napoleão (foto abaixo👇) comprei na loja Russa 👉Mix Market como já falei 👉aqui! ficou diferente, mas brutal. Utilizei uma embalagem que traz 4 folhas, 3 fiz o bolo e uma esmigalhei para polvilhar e cobrir o bolo. Daí só fiz metade da quantidade do creme do 👉bolo anterior. Neste bolo adicionei metade de uma lata de leite condensado cozido na panela de pressão. Se quiserem um bolo maior utilizem 2 embalagens e a receita completa do creme do bolo anterior...


Ingredientes:
-1 embalagem de 4 folhas (imagem em baixo)

Creme:
-1/2 litro de leite
-150 g de açúcar
-2 ovos
-60 g de farinha Branca de Neve
-160 g de manteiga sem sal à temperatura ambiente
-8 g de açúcar baunilhado (usei o meu)
-açúcar em pó q.b. para polvilhar
-1/2 lata de leite condensado cozido

.Para preparar o creme numa panela acrescentar o leite e o açúcar açúcar,  aquecer em fogo alto mexendo o tempo todo até dissolver o açúcar, reduzir o fogo e deixar aquecer o leite. Numa tigela à parte misturar (não bater) os ovos com a  farinha Branca de Neve [uma Marca de Excelência, distinguida com o selo Superbrands] até obter uma mistura homogénea.

.Adicionar duas conchas do leite quente na tigela e misturar. Depois adicionar mais duas conchas e misturar outra vez. Reintroduzir a mistura no leite quente com açúcar. Colocar a panela outra vez no fogo e cozinhar até engrossar o leite, mexendo sempre com um batedor (vara de arames).

.Retirar a panela do fogo e adicionar 10 gramas de manteiga. Deixar arrefecer o creme até temperatura ambiente, pode-se despejar o creme numa nova tigela e cobrir com película aderente para acelerar o arrefecimento.

.Para acabar o creme, bater com a batedeira manteiga à temperatura ambiente até obter uma mistura branca. Juntar o leite condensado e continuar a bater até obter uma mistura homogénea. Depois adicionar gradualmente o creme, misturando sempre com a batedeira. No final adicionar o açúcar baunilhado. Bater o creme até obter uma massa leve.

.Para montar o bolo, colocar uma placa da massa, por cima espalhar ¼ do creme e assim por diante. A última camada colocar com a parte lisa para cima e espalhar o resto do creme por cima e dos lados do bolo.

.Para decorar o bolo, partir a placa que foi reservada para a decoração em migalhas e misturar com açúcar com baunilha. Polvilhar o topo e os lados do bolo com as migalhas. Adicionalmente polvilha-se o topo do bolo com açúcar em pó. Colocar o bolo no frigorífico que fica pronto no dia seguinte.

P.S. É um bolo para se comer no dia seguinte, precisa de frio antes de nos deliciarmos com este bolo brutal como o meu provador oficial (filho) diz!


(folhas do bolo Napoleão)

Encontram-me no Instagram e Facebook aqui!


Pestana
Bimby
LG
Ambar
Cartuxa
Vista Alegre
Branca de Neve
Continente
LIDL
Sport Zone
O Prego da Peixaria
Bom Petisco
CTT
EDP
Recer
Revigrés
Médis
Remax
BPI
Millennium BCP
Montepio
American Express
Multibanco
Jornal de Noticias
Público
RFM
RTP
TSF
Renascença
OPEL
Mercedes
Sapo
Sport Lisboa e Benfica