terça-feira, julho 08, 2008

TORTILHA [A MINHA]

A minha como quem diz! Quem me ensinou a fazer esta tortilha foi o meu tio Filipe, é espanhol de Valadollid. Vamos à receita. 

Ingredientes: 

-Uma frigideira boa anti-aderente 
-2 Cebolas grandes cortada as rodelas 
-5 Batatas grandes descascadas e cortada as rodelas nem muito grossas nem muito finas 
-Azeite o suficiente para deitar abundantemente sem cobrir 
-salsa 
-sal e pimenta q.b. 
-8 ovos 

O segredo do meu tio é que a frigideira é só para a tortilha. Não a utilizo para mais nada. Deito na frigideira as cebolas e batatas cortadas às rodelas rego com azeite abundante. Tapo a frigideira com papel de alumínio. Levo ao lume no mínimo durante 10minutos tapado. Retiro o alumínio e deixo cozinhar mais 10 minutos sempre no mínimo. Com uma estápula de madeira verifico se as batatas já estão cozinhadas . Numa tigela grande bato os ovos com o sal, pimenta e salsa picada.Verto para a tigela o conteúdo da frigideira e envolvo bem sem bater que é para não partir as batatas. Levo a frigideira ao lume a aquecer e deito o conteúdo da tigela em lume médio. Com a estápula verifico nas pontas se já está cozinhada e com uma tampa dum tacho que seja maior que a frigideira. Vira a frigideira sobre a dita e volta a colocar no outro lado a tortilha para acabar de cozer.(Eu tenho uma tampa especial que comprei em Espanha que é mesmo para virar as tortilhas).

Nota: a minha frigideira o diâmetro dela é de 30 cm...