quinta-feira, março 12, 2009

PANNACOTTA DE MORANGO











Já tinha feito de chocolate! Como a Io me disse na altura use a sua imaginação! Nesta altura é o que preciso mais...é trabalhar a dita. Então vamos à receita.

Panna Cotta é um clássico da doçaria italiana.
Fácil de fazer e francamente agradável.
Também pode preparar em forminhas individuais.
Pannacotta e uma sobremesa de natas cozidas. Esta receita retirei do meu livro da Io. Só que alterei coloquei 750 gr de morangos bem lavados e desfeitos com a varinha.
A receita aqui está tal e qual o livro mas nesta coloquei os morangos.

Ingredientes:
-1 l de natas
-200 gr de açúcar
-3 folhas de gelatina
-2 colheres de sopa de rum branco
-1 vagem de baunilha
-750 g de morangos
Ferver as natas com o açúcar e a vagem de baunilha cortada a todo o comprimento, durante dez minutos. "Aqui deito os morangos passados pela varinha" e envolvo muito bem". Juntar a gelatina previamente demolhada. Continuar a mexer. Mergulhar o tacho em água fria para arrefecer mais depressa. Juntar o rum, retirar a vagem e guardá-la dentro do açúcar para a próxima vez.
Pincelar uma forma com buraco com rum. Verter o preparado.
Deixar arrefecer e, só depois de estar frio, levar ao frigorifico, durante, pelo menos, 3 horas. Eu deixo de um dia para o outro.
Acompanhei com" creme Inglês" de chocolate.

Creme Inglês:
-2 gemas
-4 colheres de açúcar
-2,5 dl de leite
-casca de limão
-1 pontinha de 1 colher de café de fécula de batata
-1 pitada de vanilina
Pôr o leite a ferver com a casca de limão. Juntar as gemas, o açúcar e a fécula de batata numa caçarola. Misturar bem durante dois minutos com a ajuda de uma colher de pau. Juntar o leite em fio, não parando de mexer, de forma a não formar grumos. Levar a lume brando, mexendo sempre. Não deixar ferver. Para não haver distracções, o melhor é nunca largar o tacho. Quando a colher ficar velada, está pronto. Retirar do lume. Acrescentar a vanilina e continuar a mexer durante mais um minuto. Filtrar com o passador de malha fina. Depois de arrefecer, guardar no frigorifíco. Se acrescentar a este creme café liofílizado, fica creme inglês de café; se acrescentar cacau, fica creme inglês de chocolate. Assim como os outros aromas, aquele que preferir deverá ser misturado simultaneamente com as gemas, o açúcar e a fécula. Este creme é óptimo para melhorar ou acompanhar outros doces.

Estou no Facebook aqui!