terça-feira, abril 28, 2009

STRUDEL







Mais uma receita do meu livro "Os doces de IO

"A Io diz :se fizer um bom «soufflé», passou na prova de licenciatura para uma boa doceira; o «strudel» também não é para menos. Mas é tudo uma questão de prática e o importante é não desistir!"

Ingredientes:
Para a massa:
-300 g de farinha
-100 g de manteiga derretida
-1 pitada de sal
-1 dl de água morna
-4 colheres de sopa de azeite

Para o recheio:
-1 kg de maçãs (usei reinetas)
-70 g de manteiga
-50 g de pão ralado
-100g de açúcar
-50 g de passas (deixei a marcenar em vinho de Porto)
-50 g de pinhões ou amêndoas em palitos
-casca ralada de 1 limão
-1 pitada de canela

Dispor em cratera a farinha em cima da mesa de trabalho. Colocar no centro o azeite e a água morna salgada. Primeiro com um garfo e depois com as mãos, juntar toda a farinha. Trabalhar a massa entre 15 a 20 minutos, até ficar completamente lisa, homogénea e elástica. Este processo é muito importante para obter um bom resultado final. Dar à massa um formato de bola. Pincelar um prato com azeite e colocar a massa. Pincelar também a massa e cobrir com uma tigela de vidro passada por água quente e enxuta. Com um pano cobrir a tigela. Deixar descansar durante pelo menos, 30 minutos. A temperatura de descanso deverá ser de 25º. Na tradição tirolesa, esta massa fica a descansar em azeite durante a noite toda.

Enquanto a massa descansa, vamos preparar o recheio. Descascar as maçãs. Cortá-las aos pedaços não muito grandes. Salteá-las em manteiga e açúcar. Não devem ficar desfeitas. Passar as maçãs para um prato grande para arrefecerem. Juntar o pão ralado, as passas marcenadas, os pinhões, a casca ralada do limão e a canela. Misturar delicadamente. Colocar um pano de cozinha em cima da mesa, de preferência aos quadrados, para permitir ver a transparência da massa e ao mesmo tempo poder cortar certo. Polvilhar com farinha a parte de cima da massa. Virá-la ao contrário e colocá-la em cima do pano. Com o papel da cozinha tirar o excesso de azeite. Com paciência, delicadeza e perícia, começar a puxá-la com a ponta dos dedos e com as costas das mãos, do centro para as bordas. Quando se virem bem os quadrados do pano, está pronta. Deixa secar, mas não totalmente. Com uma faca retirar o cordão que ficou na extremidade. Pincelar a massa com manteiga derretida. Recortar um rectângulo com 40 centímetros de largura e o dobro de comprimento. Colocar em cima desta a massa que sobrou. Distribuir o recheio pela parte inferior da massa, tendo o cuidado de deixar os bordos sem nada para poder virá-los em cima do recheio. Com a ajuda do próprio pano, enrolar o strudel. Com jeito, deixar deslizar em cima da placa do forno untada com manteiga. Pincelar o strudel com manteiga. Cozer em forno pré-aquecido a 200ºC, durante 15 minutos. A massa deve ficar loura e estaladiça. O ideal é servir o strudel ainda quente, polvilhado com açúcar baunilhado. Para acompanhar, umas colheradas de zabaione ou chantilly eu servi com zabaione

Creme «zabaione»
-5 gemas
-125 g de açúcar
-1 dl de marsala ou vinho do Porto
Preparar a gemada muito fofa com as gemas e o açúcar. Pode ser feita na batedeira ou com as varinhas. Transferir o preparado para uma caçarola. Levar ao lume em banho-maria. Continuar a bater com uma vara de mão. Juntar o vinho em fio. Quando estiver quase a ferver, retirar do banho-maria e continuar a bater até que fique completamente frio. Serve de acompanhamento para os mais variados doces. Guardar no frigorífico. Mexer sempre antes de utilizar.

Estou no Facebook aqui!