sexta-feira, agosto 28, 2009

ROJÕES E BATATAS FRITAS



Quando eu era pequena, lembro-me de um fabricante do meu pai de "Oliveira de Azeméis"quando vinha a Lisboa trazia sempre rojões, vinho morangueiro e umas batatas que ainda hoje me lembro do sabor (as batatas chegavam,por si só) tal não era a delicia. O vinho claro era para o meu pai e irmão. O meu pai nem gostava assim tanto do vinho mas o meu irmão ui, gostava. Mas, a falar com o Cupido peço-lhe a dica de como se fazia os rojões e ele dá-me. Claro que eu já tinha feito ao longo da minha vida, mas, nunca tinham ficado com o sabor que eu me lembrava da minha infância. Mas estes ficaram e sequinhos como eu tinha na minha memória.Fiz assim:usei uma peça da perna do porco. Cortei em quadrados e temperei com alhos esmurrados, sal, pimenta, colorau, 2 folhas de louro e reguei com vinho branco. O suficiente para fazer a marinada. Coloquei dentro de um saco de plástico e deixei de um dia para o outro no frigorífico. Depois fritei numa frigideira com banha de porco preto a cobrir a carne, (ok,pode ser da normal, não acho que tenha alterado em algo à receita) sempre em lume brando. Quando fica lourinha já está. Eu deixei um pouco mais pois os rojões da minha infância eu lembrava-me deles bem secos como estes ficaram... servi com as batatas que vi no Cupido que simplesmente ficaram fabulásticas...servi com uma salada de alface.