sábado, outubro 31, 2009

BIFE WELLINGTON







Mais uma receita que o Alexandre me passou e que é fantástica...Os bifes tem que ser da vazia, altos com no mínimo 200 gr (os meus tinham 250 gr cada).
Numa frigideira colocamos azeite uns paus de rosmaninho ou de tomilho (ou uma coisa ou outra nunca as duas) usei rosmaninho, pomos o lume alto e fritamos os bifes até ficarem com uma crosta consistente, polvilhando com pimenta preta moída na altura. É importante que a carne fique bem selada, mas sem deixar queimar. Retiramos e só depois é que colocamos sal, de preferência sal marinho (não devemos usar qualquer sal marinho que diga "purificado", porque isso significa que sofreu tratamentos químicos desnecessários para a saúde). Envolvemos a carne em massa folhada, de forma a ficar bem justa à carne, e colamos as pontas passando com um pincel molhado com, água fria, que depois também pincela a parte de cima da massa, para fazer queimar mais facilmente no forno e dar uma cor. Finalmente vai ao forno bem quente até a massa folhar. Como o bife já está envolvido em massa, é de evitar os acompanhamentos típicos como batatas, arroz ou massa. Serve-se com uns cogumelos salteados e salada. Eu servi com uns legumes salteados.

Ingredientes:
-cebola roxa
-cebola branca
-couve branca
-beringela
-courgette
-cenoura
-brócolos

Cortei as cebolas em quadrados, a couve branca em Juliana grossa, beringela cortada aos quartos como a courgette, os brócolos aos raminhos e a cenoura fatiada em fatias bem fininhas. Lavei tudo muito bem lavado e levei ao Wok bem escorrido e regado de azeite o suficiente para cozinhar os legumes (o que sabem é pouco) pois os legumes vão suar no Wok e vão cozinhar com a humidade que os legumes vão deixando sair. Quando os legumes começarem a murchar temperar com sal e pimenta preta moída na altura. Já sabem que estes legumes é "vapt-vupt" pois não se deve "espapaçar" os legumes, o que quer dizer que é rápido. Mal veja que os legumes deixam de estar crus desligar o fogão. Esperar um pouquinho e servir de seguida. Claro que eu não coloquei as quantidades pois, cada qual sabe as quantidades que precisam nas suas casas certo?

Notas: Adoramos o bife o meu provador oficial "filho" disse: brutalíssimo...

P.S. Uma nota muito importante este bife é para ficar rosado por dentro. Eu deixei passar uns segundos do ponto, mas nunca mais vou deixar, daqui para a frente, pois, agora já sei o tempo do meu fogão. Agora Alexandre um muito obrigada por partilhares estas receitas fantásticas...

Estou no Facebook aqui!