domingo, outubro 25, 2009

BOLACHINHAS EM ESPIRAL







Claro, mais umas bolachinhas de quando os filhos eram pequenos. E que não fazia há bastantes anos. São muito simples de se fazer e uma pequena/grande maravilha...

Ingredientes:
-200 gr de manteiga
-350 gr de farinha
-170 gr de açúcar
-3 gemas
-30 gr de cacau (de boa qualidade)
-1/2 colher de café de bicarbonato
-1 colher de café de essência de baunilha

Misturo a manteiga com o açúcar e depois duas gemas. Junto a farinha peneirada com o bicarbonato e baunilha. Trabalho a massa em areia sem amassar (claro que todas vocês sabem como se faz certo?)Retiro 2/3 desta massa e amasse um pouco. Ao terço restante junte o cacau e a outra gema. Misture para formar uma massa. Estenda a massa branca num retângulo sobre uma folha de papel vegetal. Faça o mesmo à massa escura, sendo este retângulo ligeiramente mais pequeno. Coloque a massa escura sobre a massa clara e enrole-a com a ajuda de papel vegetal. Deixe endurecer no frigorífico durante uma hora. Corte o rolo em rodelas e leve a cozer em tabuleiros forrados com papel vegetal (sim, já sabem, eu sou do antigamente silicone para mim brrr) em forno pré-aquecido a 180ºC durante 12 a 15 minutos. Claro ter em atenção o vosso forno. Quando começam a ficar com uma corzinha já está. Só retirar do tabuleiro depois de arrefecer. Sim, porque são umas bolachinhas muito crocantes e partem-se com facilidade em quente...deu 28 bolachas.









P.S. Claro, não podia faltar uma pequena história. Nesta foto está minha bíblia de sempre. Foi-me oferecida pela minha avó quando eu comecei a ler. A bíblia era da minha bisavó, é um livro que me acompanha sempre (sim, para mim é um livro de consulta). Quando tinha os meus 9 anos li a bíblia toda pela 1º vez. Claro que não posso dizer que percebi o que li. Mas ao longo da vida (a vida) ajudou-me a compreender o que tinha lido. Tenho esta (que está nas fotos) também onde tenho sempre aberta no salmo 91 que têm muito significado para mim. Mas a que eu adoro é a minha bíblia. Dentro dela está um dizer que a minha filha me fez quando tinha 8 anos e que eu guardei sempre dentro dela (bíblia)...E já agora uma foto da minha princesa com 5 meses. Já passaram 30 anos desde esta foto. E passado estes anos todos obrigada filha...