sexta-feira, novembro 06, 2009

AS MINHAS BOLACHAS DE MANTEIGA





É verdade, estou dedicada às bolachas :). Claro os filhos agradecem pois o vidro dos biscoitos está sempre cheio. Mas uma das coisas que eu gosto de fazer bolachas, biscoitos etc., é porque eu gosto mesmo de meter a mão na massa (ai, que felicidade). Mas, como sabem eu tenho o 👉empurra biscoitos mas sou sincera só utilizo mesmo para os 👉churros não gosto mesmo de fazer os ditos com a maquininha. Prefiro de longe o meu rolo da massa de madeira (sim não gosto dos outros) e estar a esticar a massa e cortar as bolachas com os corta-bolachas. Mas como recebo e-mails a perguntaram-me sobre a maquininha eu resolvi fazer uns com a dita para verem a diferencia ok? Ou seja os que estão à esquerda da foto foram feitos com a dita que eu não gosto. Agora em relação à textura, claro, que nem se compara às bolachinhas de rolo. As de rolo ficam muito mais fininhos e estaladiços como gostamos.

Ingredientes:
-250 g de manteiga
-250 g de açúcar
-2 ovos
-farinha até dar para estender (cerca de 520 g)

Bate-se a manteiga muito bem. Junta-se o açúcar, os ovos e a farinha. Aqui já sabe começa as mãos a trabalhar. Vai amassando até notar que está boa para estender. Depois já sabe é estender a massa com o rolo e cortar com o corta bolachas ao vosso gosto ou colocarem no empurra biscoitos. Vão a cozer ao forno pré-aquecido (180ºC) em tabuleiros forrados com papel vegetal (não é preciso untar)até ficarem com aquele tom douradinho claro. Depois é retirarem e passar por açúcar pilé. Mas com cuidado porque em quentes como são umas bolachinhas muito crocantes partem-se com facilidade. O sabor é aquele "bolachinha na boca e crocante com um sabor a manteiga" hum, hum, claro, nadica de especiarias ok?