sábado, novembro 21, 2009

«MORO DI VENEZIA»






"O «mouro de Veneza», um bolo de chocolate clássico, delicia adultos e crianças."

Eu crianças já não tenho. (Com muita pena minha. Estou à espera dos netos)...Mas posso falar por elas:) Qual a criança que não gosta de chocolate? E não gostaria de comer esta delicia de chocolate? Ok? todas...

Ingredientes:
Para a massa:
-3 ovos
-100 g de manteiga amolecida
-250 g de açúcar
-1 pitada de sal
-1 colher de chá de açúcar baunilhado (usei o meu)
-150 g de chocolate
-1/4 l de leite
-240 g de farinha
-1 pacote de natas
-1 colher de chá de fermento

Para a guarnição:
-200 g de chocolate
-leite (usei natas)
Aqueça o forno a (150ºC), e barre uma forma de bolo inglês reserve. Separe as gemas das claras. Misture a manteiga com 100 g de açúcar, sal e o açúcar baunilhado. Junte as gemas e envolva bem. Derreta o chocolate em banho-maria e adicione ao creme. Vá juntando o leite aos poucos. Bata as claras em castelo com o resto do açúcar, e junte ao preparado de chocolate. Com cuidado, misture ao preparado anterior metade das natas. Vá juntando a farinha peneirada com o fermento e envolva com o resto das natas. Encha a forma reservada e leve ao forno durante meia hora. (No meu forno demorou 40 minutos). Deixe arrefecer o bolo e desenforme-o. Derreta 200 g de chocolate em banho-maria, adicione um pouco de leite (usei natas). Barre o bolo com esse creme de chocolate. Servi com natas batidas (não chantilly)...

Notas: a receita é do meu livro "Docinho e Gostosinho"

Estou no Facebook aqui!