quarta-feira, novembro 18, 2009

TAGLIATELLE FRESCO COM O MEU MOLHO


Estou nas nuvens:) já sei fazer massa fresca...Claro com a ajuda do Alexandre que me ensinou a técnica...Que realmente é muito simples de se fazer. O Alexandre disse Isabel como gostas de meter a mão na massa vais saber quando está no ponto. O ponto que o Alexandre me disse é estilo "plasticina". Fiz só mesmo para uma pessoa (eu) para ver se conseguia. Realmente consegui e agora é fazer para os meus filhos que adoram massas...

A quantidade que usei foi 100 g de farinha tipo "00" que foi a que o Alexandre me recomendou. E um ovo. Limpei muito bem a bancada como convém certo ? Coloquei a farinha e fiz um buraco no meio. Aí coloquei o ovo e fui envolvendo os ingredientes (claro sempre com as mãos) deves em quando molhava as mãos e continuava a mexer a massa (sim para encontrar o tal ponto "plasticina") depois de encontrar o ponto reservei a massa e deixei descansar durante 45 minutos. Depois foi polvilhar a banca com um pouquinho de farinha e agarrar no rolo e esticar a massa. Quando bem esticada cortei tiras da grossura de meio dedo como o Alexandre me disse. Ok, olhei para os dedos do Alexandre o que quer dizer meio dedo dele é um dedo meu. Fixe segue para bingo. (Podem cortar como quiserem ok?) E coloquei a secar as tiras penduradas em cima de um pano de cozinha (claro lavado) e deixei secar a massa durante 40 minutos. Depois coloquei um tacho com bastante água ao lume. Quando começou a ferver coloquei o sal e deixei voltar a ferver. Então coloquei a massa a cozer o que nunca leva mais de 2 a 3 minutos tem que ficar estilo "al dente" ok? E como sabem é massa fresca nunca pode levar o tempo das outras massas secas. Servi simplesmente com o meu molho que tenho sempre congelado...Alexandre obrigada por me ensinares as técnicas e por partilhares. Agora vou fazer as outras que me ensinaste já sem receio nenhum....Notas: não tive a nota do meu provador oficial (filho) pois fiz para mim. Mas digo eu, simplesmente fantástica...