sexta-feira, janeiro 08, 2010

GELADO DE CASTANHA DO MARANHÃO EM PRALINÉ




Eu, e gelados:) gelados e eu:) ui,ui temos uma ligação "quase"karmica...vamos à receita.

Ingredientes
-250 g de castanhas do Maranhão
-200 g de açúcar amarelo
-70 ml de licor Baileys
-150 ml de leite gordo
-500 ml de natas
-2 gemas
Levo as castanhas levemente torradas e moídas grosseiramente ao lume, com 100g de açúcar e o licor até fazer "quase" um caramelo. Espalho essa mistura numa tábua de vidro e deixo arrefecer. Levo ao frigorífico para endurecer mais depressa. Quando está duro retiro da tábua de vidro e parto o praliné (reservando algum para enfeitar) para dentro da 1-2-3 pico grosseiramente e reservo. Numa tigela bato as gemas com as 100g de açúcar muito bem e junto o leite envolvo tudo bem. Junto as natas batidas em "quase"chantilly" envolvo de novo junto o praliné. Agora é só envolver a mistura sem bater. Deitar na sorveteira a trabalhar durante 30 minutos. Depois já sabe é guardar ou deliciar-se, como foi o meu caso...

Estou no Facebook aqui!

Notas: Pois, eu sei que está frio, que eu detesto...mas nem por isso deixo de fazer os meus gelados que AMO...