quinta-feira, fevereiro 18, 2010

BORREGO NO FORNO COM ERVAS AROMÁTICAS





O amigo A. que costuma trazer os azedos, este ano a mãe não fez...Ok, eu recuso-me a comer os do super, sim, porque depois de experimentar os da mãe do A. não me interessa comer outros industriais. Para mim já que comecei com caseiro é por aí que quero continuar...Mas, como o A. até sabe onde se encontra o que é bom para comer (sorrisos) arranjou um borrego caseiro no Alentejo. (Ok, de Trás-os-Montes até ao sul o A. sabe). Como sabem os filhos não tocam nesta carne. Mas, eu gosto e marido. Resolvi fazer uma perna desta maneira o que resultou fantástica.

Arranjei muito bem uma perna de gorduras e peles. Besuntei-a com uma mistura de salsa picada, e azeite. Coloquei num tabuleiro e cobri com uma cabeça de alhos esmurrados com pele e uma pernada de alecrim e 3 folhas de louro. Reservei no frigorífico 24 horas. Depois salpiquei com sal marinho, pimenta preta moída na altura, e levei ao forno a uma temperatura de 90ºC. Durante 3 horas coberto com folha de papel de alumínio. Ao fim desse tempo aumentei o calor para 200ºC, e borrifei o bichinho com um pouco de vinho do Porto, (ok, velho) e deixei mais 30 minutos com o papel. Ao fim desse tempo retirei o papel de alumínio e juntei umas batatas pequenas e deixei assar as batatas. Mas, sempre a deitar o molho que se formou por cima até acabar de cozinhar. Servi com uma salada verde.

Notas: eu fatiei o bichinho, mas já sabe, corta ao gosto de cada.

P.S. A carne ficou "estilo" de se comer à colher...

Estou no Facebook aqui!