sexta-feira, março 05, 2010

CRUMBLE DE PERA ROCHA





Há que começar a fazer receitas do livro que os filhos me ofereceram.
Comecei logo pelo Crumble, pois é uma sobremesa que me agrada. Vamos à receita.

Ingredientes:
-150 g farinha
-150 g bolacha digestiva
-100 g frutos secos (amêndoa, avelãs, cajus...)
-200 g manteiga amolecida
-150 g de açúcar mascavado
-100 g de suspiros
-1 kg de pera rocha
-limão
-2 colheres de sopa de açúcar
-2 colheres de sopa de manteiga
-2 colheres de sopa de passas de uva douradas
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Colocar no copo da "maquininha",(ok, eles usam)...Eu como tenho até urticaria ao nome coloquei por partes na 1-2-3, os frutos secos, depois foi as bolachas junto com o açúcar. Numa tigela bati a manteiga juntei o açúcar com as bolachas e envolvi muito bem, de seguida juntei os frutos secos e farinha e fiz estilo farofa. Reservei. Descascar as peras, retirar os caroços e parti-las em pedaços. Colocar em água com sumo de limão para não oxidarem. Numa frigideira colocar a manteiga e o açúcar até formar caramelo. Saltear as peras e as passas neste caramelo e deixar cozinhar uns minutos envolvendo bem. Transferir as peras para uma forma untada com manteiga e cobrir com a massa (farofa) que se reservou anteriormente. Por cima colocar os suspiros desfeitos grosseiramente com as mãos. Levar ao forno até o crumble começar a alourar. SERVIR COM UM GELADO DE CATEGORIA. Ok, eu fiz um gelado de passas de uvas douradas que ficou divino.

Gelado de uvas douradas.
Ingredientes:
-100g de passas de uvas douradas
-2 gemas
-150 g de açúcar branco
-70 ml de vinho do Porto branco
-400 ml de natas
Primeiro hidratei as passas no vinho do Porto durante 4 horas. Depois levei as passas com o resto do vinho e açúcar ao lume. Sempre a mexer até ficar "quase" com a textura de caramelo clarinho. (Mas não deixar fazer caramelo ok?)Deixar arrefecer. Numa tigela bate as gemas até ficarem espumosas, junta as passas com o liquido e envolve bem. De seguida junta as natas sem bater é mesmo só envolver. Deita na sorveteira a trabalhar durante 35 minutos.

Notas: o gelado ficou com uma textura cremosa e com um "estilo" praliné de passas de uvas douradas. "Brutalissimo"...

P.S. Acho dispensável os suspiros, mas também é só mesmo a minha opinião. Prefiro os meus CRUMBLES...

 Nota: a opinião do meu provador oficial "filho"!- Mãe o gelado está "Brutalissimo" agora o crumble, prefiro o teu. Ok, olha para mim toda contente (sorrisos)...

P.S.Agora é assim, num texto do interior do livro diz! Que eles nem sabem quem é o Jamie ok, acredito (sorrisos), mas achei engraçado há grande falha da receita pois os ingredientes diz que leva frutos secos (amêndoas, cajus, avelãs...)Ok, mas na mistura dos ingredientes esqueceram-se de colocar. O que eu achei curioso pois numa receita que eu tinha feito do Jamie ele também se tinha esquecido da quantidade do açúcar. (Coincidência), já sabem que a Isabel é uma mulher que liga e muito aos pormenores, o que logo me saiu uma receita com uma falha...Mas, claro que juntei os frutos. Eles polvilham o crumble com açúcar em pó, eu não polvilhei.