quinta-feira, março 04, 2010

PATO COM LARANJA

Então é assim que eu faço o meu pato com a laranja que a minha filha adora.


Ingredientes:
-1 pato bem limpo
-2 laranjas
-1 colher de sopa de açúcar amarelo
-1 dl de vinagre
-1 dl de caldo de galinha (já sabem que comigo só mesmo caseiro.ok,)
-sumo de meio limão
-1 colher de sopa de fécula
-3 colheres de sopa de Cointreau (ou seja licor de laranja)
- sal marinho
-pimenta preta moída na altura
Começo por tirar o vidrado à casca das laranjas. Depois retiro a parte branca das laranjas e separo os gomos das ditas. Corto a casca (vidrado) em tiras bem fininhas e escalfo em água a ferver durante 5 minutosa. Escorro e passo por água fria.
Levo o meu bichinho num tabuleiro ao forno pré-aquecido a 180ºC. Durante 40 minutos, virando de vez em quando. Coloco o pato virado para cima e deixo alourar 30 minutos, regando frequentemente com o molho que se vai formando.
Levo o açúcar a ferver com o vinagre, até que se forme um caramelo claro. Junto o caldo, as cascas, os gomos das laranjas e o sumo de limão. Deixo ferver 5 minutos. Tempero. Entretanto dissolvo a fécula num pouco de água fria e junto ao molho. Deixo engrossar e, finalmente, adicione o Cointreau.
Regue o pato com o molho, eu servi com uma batatas pequenas cozidas e salteadas na manteiga, e uma salada verde.