sexta-feira, março 12, 2010

O MEU BORREGO ASSADO NO FORNO COM BATATAS



Como sabem o bichinho veio do Alentejo, e caseirinho como eu gostaria de comer sempre...Ok, já me conformo de vez em quando :). Ter estes sabores, que só mesmo o que é caseiro tem, nunca o que se compra no talho sabe tão, mas tão bem mesmo. Enfim...Segue mas é a receita.

Ingredientes:
-1 mão de borrego (limpa de peles)
-1 cabeça de alhos descascados e picados miúdo
-2 colheres de sopa de massa de pimentão
-1 colher de sopa bem cheia de pimenta preta em grão
-azeite
-vinho branco
-batatas pequenas
Numa tigela junto os alhos, a pimenta, a massa de pimentão e azeite. Envolvo bem e besunto o bichinho todo muito bem. Coloco o dito num tabuleiro de barro e cubro com película film. Deixo 24 horas nesta marinada. Depois salpico com um pouquinho de vinho branco e vai ao forno pré-aquecido a 90ºC. Durante 2 horas coberto com papel de alumínio. Ao fim desse tempo levanto o calor para 180ºC. E retiro a folha de alumínio, e deixo durante 15 minutos. Junto as batatas e envolvo no molho que se formou. Depois já sabe é só deixar assar as batatas e servir de seguida com uma salada verde.

Notas: Desta vez apeteceu-me um sabor simplesinho, o que não quer dizer (pelo menos para mim) que não seja o melhor...Não, não me esqueci do sal, só que o sal da massa de pimentão com a pimenta para mim chegou, pois apetecia-me comer o bichinho com aquele sabor, hummm. O que às vezes o sal tira. Ok, não sei se me soube explicar:) mas, é assim que eu penso.

Estou no Facebook aqui!