terça-feira, maio 04, 2010

TIRAMISÙ RÁPIDO





Já tinha feito o Tiramisù. Mas...quando vi esta receita do Jamie fiquei bastante curiosa, não fosse eu uma fã incondicional do rapaz. Retirei a receita do seu livro.

Há imensas receitas diferentes de Tiramisù. Esta apresenta a minha (Jamie) variação preferida sobre a original e funciona perfeitamente com os palitos La Reine de compra. Experimente e vai ver que consegue resultados fantásticos. A palavra Tiramisù quer dizer "anima-me”.

Ingredientes:
- 15 palitos La Reine
- 285 ml de bom café forte e fresco (fiz bicas até ter a medida exacta)
- 4 colheres de sopa de açúcar fino
- 500 g de mascarpone
- 2 vagens de baunilha
- 140 ml de vin santo ou xerez doce (utilizei xerez)
- raspa e sumo de 1 laranja
- 100 g de chocolate preto da melhor qualidade (mínimo 70% de cacau)

Numa tigela coloquei os palitos La Reine em camadas, uns por cima dos outros. Adocei o café com 2 colheres de sopa de açúcar despejando-o em cima dos palitos, certificando-me de que a camada de cima estava completamente coberta (o café é absorvido pelos palitos). Enquanto eles amolecem, coloquei o mascarpone numa taça e bati bem com o resto do açúcar.
Abri as vagens de baunilha longitudinalmente e deitei as sementes para a taça do mascarpone. Continuei a mexer, e enquanto o fazia fui deitando o xerez. Procurei obter uma consistência solta, cremosa e brilhante. Deitei o sumo da laranja por cima dos palitos La Reine.

Coloquei o creme de mascarpone e baunilha em cima dos palitos e ralei o chocolate por cima. Polvilhei levemente com a raspa da laranja e levei ao frigorífico até servir.

Notas: Apesar da sobremesa do tiramisù não ser das minha favoritas, o meu está a anos de luz do tiramisù do Jamie. Não me agradou nem aos filhos. O meu provador oficial disse logo: Prefiro o teu mãe!

P.S. Agora as vagens da baunilha que sobra: já sabem que é com elas que faço o meu açúcar baunilhado. Juntei as vagens com outras que já tenho num Tupperware com açúcar. E assim tenho sempre o meu açúcar baunilhado.

Estou no Facebook aqui!