sexta-feira, setembro 03, 2010

MOZZARELLA MARINADO EM CRÈME FRAÎCHE COM LIMÃO E MANJERONA





Ok, sai mais uma receita do Jamie Oliver com um sabor muito delicado.

Adoro fazer esta salada porque transforma um óptimo pedaço de queijo Mozzarella numa coisa muito especial. Aliás é elegante o suficiente para ser uma óptima entrada com um pouco de tomate fresco picado e fatias de bruschetta torradas.

Basta cortar 4 bolas de Mozzarella di bufalo em fatias de cerca de 1 cm de espessura, disponha-as numa grande travessa ou prato de servir e barre por cima 6 colheres de sopa bem cheias de crème fraîche. Tempere com sal e pimenta-preta moída na hora, a seu gosto. Lave e descasque um limão com um descascador de legumes e pique finamente metade da casca. Polvilhe-a por cima do Mozzarella e do crème fraîche e regue com metade do sumo do limão. Sirva com a outra metade do limão, o sabor pode precisar de ser espicaçado.(Como adorei o termo "espicaçado"). Polvilhe por cima uma boa mão-cheia de manjerona. Prove outra vez, para rectificar sabores.

Parta ao meio, tire as sementes, e corte em tiras muito finas umas quantas malaguetas frescas. Espalhe-as por cima do Mozzarella, perfume com 4 colheres de sopa de azeite extra virgem e sirva ao centro da mesa, ou como acompanhamento de outro prato.

Notas: O meu provador oficial (filho) não lhe agradou muito. Mas ele também não é muito fã de crème fraîche. Eu e filha gostamos muito. Bem, não posso colocar o termo brutalíssimo pois não foi aprovado pela maioria. Mas digo é fazer como entrada. Pois como o Jaime diz! É mesmo muito elegante... "Amigos(as) supreendem pela elegância e delicadeza"...