sexta-feira, outubro 29, 2010

POLVO ASSADO COM MOLHO







Tinha um polvo para fazer mas não era muito grande tinha à volta de 1,200 kg era para fazer à lagareiro, mas, os filhos gostam das pernocas grossas do dito. Ok, resolvi o problema na mesma. e muito bem o resolvi, pois o filho disse logo que começou a comer fantástico...(que trocando por miúdos do meu provador oficial "filho" é brutalíssimo) vamos mas é à receita.


Cozi o polvo como costumo e podem crer que em mais de 14 anos nunca comi na minha casa polvo borracha. Cozi batatas com casca médias com sal marinho (claro, depois de devidamente lavadas e esfregadas com um esfregão verde, que tenho para esse fim. Sei lá por onde andou as batatitas). Num tacho coloquei 1 cebola média picada, 4 dentes de alho picados, 1 folha de louro, 4 tomates maduros chucha lavados e cortados aos quartos com casca, 1 colher de (sopa) de colorau e azeite. Em lume sempre brando deixei murchar e harmonizar sabores. Entretanto coloquei o polvo cortado aos bocados e as batadas cortadas ao meio. Envolvi muito bem nesse molho e rectifiquei sal e temperei com um pouco de piri piri e deitei num caçoilo de barro preto que levei ao forno pré-aquecido a 200ºC, até tostar, servir de seguida...


Notas: eu digo a minha maneira de cozer o polvo, pois leio tanto na blogosfera as várias maneiras e tão complicaditas, que se fosse eu a cozer o dito da maneira que leio, nunquinha comia polvo na minha casa. Eu gosto de descomplicar, e podem crer que a maneira de eu cozer o meu, fica deliciosamente tenro e eu já cozi bichinhos de 5 kg quando é para fazer à lagareiro...