sexta-feira, junho 17, 2011

ROLO SUÍÇO FLORESTA NEGRA ESTILO ANOS 8O







Mais uma receita do Jamie Oliver que é fantástica!

Esta é uma receita de um rolo suíço que decidi basear no bolo Floresta Negra, o que me trouxe muitas memórias de quando trabalhava no bar do meu pai. Sei que é um pouco retro, mas massas esponjosas, cerejas e uma bebida alcoólica são uma combinação perfeita, e, desde que não exagere nas natas, esta receita é muito delicada.

Ingredientes para a massa:
- 4 ovos biológicos grandes (os meus são XXL mas são do super)
-125 g de açúcar fino, coado
-65 g de manteiga sem sal, derretida
-100 g de farinha, peneirada
-30 g de cacau em pó, peneirado

Para o Recheio:
-raspa e sumo de duas laranjas
-3 colheres de sopa de açúcar fino
-500 g de cerejas frescas, sem caroço, ou 1 lata de 400 g de cerejas pretas em xarope, sem caroço. (Usei frescas)
-100 g de cerejas azedas secas ( comprei no El Corte Inglés)
-Kirsch ou Brandy (usei Kirsch)
-400 de natas para bater
-100 g de chocolate de cereja amargo Green & Black`s, partido em pedaços pequenos
-açúcar em pó para polvilhar
-chocolate adicional para raspar

Pré-aqueça o forno a 180ºC, e forre um tabuleiro para rolos suíços (com cerca de 25X35 cm) com papel manteiga. Boa, tinha um tabuleiro com esta medida, mas nem sabia que era para os rolos suíços, estou sempre aprender, com o Jamie. E já a minha avó dizia: até morrer estamos sempre numa escola de aprendizagem...
Para a massa, bata os ovos e o açúcar durante 2 ou 3 minutos, até terem triplicado de tamanho (uma batedeira é fantástica para este trabalho). Pare a batedeira e levante as pás para que a espuma que esteja presa a elas caia de novo na tigela. Conte até dez: se ainda conseguir ver claramente o fio de espuma que pingou das pás, a mistura passou no teste e pode parar de bater. Caso contrário, continue a bater durante mais 30 segundos e tente de novo.

Muito lentamente, misture a manteiga derretida na espuma com uma vara de arames. Pouco a pouco, envolva a farinha peneirada e o cacau em pó- faça isto de forma mais leve e suave que conseguir. Estenda a mistura no tabuleiro já preparado, alisando-a cuidadosamente nos cantos. Delicadamente, coloque o tabuleiro no forno pré-aquecido. Coza durante cerca de 15 minutos, e depois teste a massa pressionando levemente a superfície com o dedo. Se a massa voltar a subir, está pronta. Retire o bolo do forno e, deixando-o no papel- manteiga, ponha-o numa grelha para arrefecer ligeiramente.
Para fazer o recheio, aqueça a raspa e sumo das laranjas e o açúcar numa caçarola até o açúcar se dissolver. Acrescente todas as cerejas e cozinhe durante cerca de 5 minutos, até amolecerem. Desligue o lume e junte duas colheres de sopa de Kirsch ou brandy (usei Kirsch). Deixe arrefecer, e depois passe por um coador, reservando o xarope.

Aqueça 100 ml de natas na caçarola vazia das cerejas. Mal comecem a borbulhar, tire-as do lume e misture o chocolate. Mexa suavemente para que o chocolate derreta e reserve. Bata o resto das natas até ficarem firmes.
Matendo-o no papel-manteiga, pouse o bolo arrefecido numa superficie de trabalho limpa (não, era suja, ó Jamie) e pincele-o com o xarope de cereja. Espalhe uma camada uniforme de creme de chocolate em cima do bolo, certificando-se de que deixa um espaço de 5 cm a toda a volta da borda.

Repita com uma camada de natas e depois polvilhe com as cerejas. Agora pegue numa das pontas do papel-manteiga e vire o bolo, soltando lentamente o papel. Quando tiver um rolo apertado, embrulhe-o no papel-manteiga e coloque-o no frigorífico durante uma hora para arrefecer e ficar firme.
Para servir, desembrulhe o rolo com cuidado apare as pontas e depois passe-o por açúcar em pó. Polvilhe-o com raspas de chocolate, corte em pedaços grandes e ataque! Ok, e foi um ataque que foi "vapt-vupt"(desapareceu), comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo...

Notas: usei as cerejas que chegaram à minha casa.

Estou no Facebook aqui!

"Ame profunda e passionalmente. Você pode se machucar, mas é a única forma de viver o amor completamente."

[Dalai Lama]