quarta-feira, outubro 26, 2011

BOLO RANÇOSO














Esta receita foi a minha amiga que me passou(!) Tenho esta receita nos meus livros de cozinha, e sempre tive uma certa curiosidade de fazer, mas também vou ser sincera: tinha um certo receio, pois com tanta gema e amêndoa se saísse mal, era um desperdício de ingredientes. Quando a amiga me passou a receita nem pensei duas vezes, além que até me esqueci dos meus anteriores receios, fui logo para "bingo"(cozinha)... Vamos à receita, tal e qual passada pela minha amiga.

Ingredientes:
-500 grs de doce de amêndoa (peladas, moídas e levadas ao lume com 450 grs de açúcar, até fazer ponto de estrada)
-500 grs de doce de gila (também só utilizo 450 grs de doce)
-16 gemas e 1 clara
-50 grs de farinha
-100 grs de manteiga sem sal
Batem-se as gemas com a clara, juntam-se os doces de amêndoa e gila (depois de frios), a manteiga à temperatura ambiente e a farinha.
Unta-se muito bem o fundo de uma forma redonda, sem buraco, cobre-se com papel vegetal e unta-se a forma, polvilhando muito bem com farinha. Deita-se o preparado, polvilhando a superfície do bolo com farinha para não queimar. Vai a cozer em forno pré-aquecido a 200ºC.
Depois do bolo cozido retira-se a farinha.

Notas: comentário da minha filha, pois foi a primeira a provar o bolo: ui, é um mostro de bom(!) comentário do filho: mais que brutalíssimo...Agora o meu: é mesmo um pequeno, grande pecado dos Anjos, é qualquer coisa de Magistral.

P.S. O doce de amêndoa fiz com 200 ml de água, juntei o açúcar e amêndoa levei ao lume até fazer o tal ponto de estrada. Que todos (as) sabem como é, certo? Agora a farinha que se polvilha a superfície do bolo, no final com um pincel de cozinha retirei todo o excesso, e realmente a dica é fantástica, pois podem crer, que este tipo de bolo (doce) não serve de todo o papel de alumínio ok?

Estou no Facebook aqui!

"É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota."

[Theodore Roosevelt]