sexta-feira, outubro 28, 2011

SOPA DE GRÃO-DE-BICO E ALHO-FRANCÊS









E sai uma sopa do "meu" Jamie Oliver que simplesmente é brutalíssima como tudo o que ele faz, e eu sua seguidora "idem aspas"...Pois humildade é uma das minhas virtudes, mas também acho; que se for (humildade) a mais é "burrice". Deixando de conversas, vamos mas é à receita que é o que vos interessa...

Esta é uma receita que o meu amigo australiano Bender encontrou num velho livro de receitas. É rápida e fácil de fazer e tem um sabor fantástico. O grão-de-bico cremoso e saboroso e os alhos-franceses ficam macios e doces. Estes são dois sabores simples e, apesar de eu preferir ervas frescas, esta sopa leve é muito saborosa.

Ingredientes:
-340 g de grão-de-bico demolhado durante a noite
-1 batata média descascada
-5 alhos-franceses médios
-1 colher de sopa de azeite
-1 noz de manteiga
-2 dentes de alho picados finamente
-sal e pimenta-preta acabada de moer
-850 ml de caldo de galinha ou de legumes (já sabem, caseiro, nada de cubinhos)(usei de legumes)
-queijo parmesão ralado
-azeite virgem extra

Lave o grão-de-bico, cubra com água e cozinhe com a batata até ficar mole. Eu passei esta parte (cozinhei na panela de pressão como sempre faço). Retire a pele exterior dos alhos-franceses, corte verticalmente da raiz para cima, lave bem e pique finamente.
Aqueça uma caçarola de fundo espesso e junte o azeite e a manteiga. Junte os alhos-franceses e o alho à caçarola e aloure com uma pitada de sal até estarem macios e doces. Junte o grão-de-bico escorrido e a batata e cozinhe durante 1 minuto. Junte cerca de dois terços de caldo e cozinhe durante 15 minutos.
Agora decida se quer passar a sopa em algum processador ou deixá-la aos pedaços ou faça o que costumo fazer, que é passar metade e deixar o resto inteiro, o que dá uma sensação de suavidade sem perder a textura. Junte o caldo restante para obter a consistência que pretende. Verifique o tempero e junte queijo parmesão a gosto para fundir sabores. Polvilha com pimenta-preta moida na altura.

"Este prato tem classe suficiente para servir como entrada(!)"

"Subscrevo o que o "meu" Jamie diz(...!)"

"Considerar a nossa maior angústia como um incidente sem importância, não só na vida do universo, mas da nossa mesma alma, é o princípio da sabedoria."

[Fernando Pessoa]