quarta-feira, fevereiro 29, 2012

BOLO DE CHOCOLATE E NOZES-PECÃ COM ESPIRAIS DE CHEESECAKE



 Mais uma receita deste livro. Bastante agradável, o que não me defraudou, pois ficou uma delicia mesmo!


Ingredientes:
-100 g de metades de nozes-pecãs
-100 g de chocolate preto (com 70% de cacau),partido em pedaços
-100 g de manteiga, à temperatura ambiente
-200 g de açúcar mascavado
-2 ovos grandes, levemente batidos
-100 g de farinha de trigo peneirada

Espirais de cheesecake
-1 ovo grande
-150 g de queijo-creme
-40 g de açúcar branco
-1 colher de sopa de farinha de trigo

1 tabuleiro quadrado de 18 cm untado com óleo e forrado com papel vegetal
(usei um tabuleiro de 22 cm)
Aquecer previamente o forno à temperatura de 180ºC.
Espalhar as nozes-pecãs num tabuleiro e torrá-las no forno previamente aquecido durante 10 minutos; deixar arrefecer.

Derreter os bocados de chocolate em banho-maria. Tirar do lume quando estiver derretido e deixar arrefecer um pouco.
Picar as nozes-pecãs em pedaços não muito pequenos.

Bater a manteiga e o açúcar na tigela com a batedeira até ficar bem ligados. Acrescentar os ovos batidos a pouco e pouco continuando a bater. Juntar a farinha e depois o chocolate derretido ligeiramente arrefecido. Voltar a mexer para incorporar os ingredientes. Com uma colher grande de metal adicionar as nozes-pecãs picadas, mexendo apenas o suficiente para as envolver.

Para fazer as espirais de cheesecake, bater todos os ingredientes numa tigela até ficarem bem ligados.
Deitar a mistura de chocolate no tabuleiro já preparado e espalhar uniformemente. Deixar cair colheradas da mistura de cheesecake por cima desta camada.

Com a ajuda de um espeto ou a extremidade de uma colher de chá, formar espirais na mistura de cheesecake por cima da camada de chocolate.
Levar ao forno previamente aquecido durante 25 minutos. Deixar arrefecer por completo antes de dividir em 16 quadrados. Comentário do meu provador oficial (filho): brutalíssimo....

Quem me segue sabe que uma das minhas paixões também, é: música, mas há muito que não coloco no meu blog. Em causa está quando entrei para o Facebook, aí posso partilhar à vontade. Os meus seguidores, que são meus amigos de (Face) sabem bem do que estou a falar! Mas esta conversa toda para quê? Pois, para quê? Simplesmente porque hoje apeteceu-me partilhar uma música que adoro, além que adoro a jovem cantora.

Estou no Facebook aqui!

"Pensamentos de carinho são emanações de Amor, e podem ser sentidos por qualquer pessoa, em qualquer lugar, até mesmo por aqueles que nunca conheceram você...

[Augusto Branco]